Indice degli argomenti
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Aula 2: 21/03 - Código de ética: histórico, princípios norteadores, principais ações contra psicólogos no CRP
Amendola, M. F. (2014). História da construção do Código de Ética Profissional do Psicólogo. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 14(2), 660-685.
Disponível no linK: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1808-42812014000200016&lng=es&nrm=iso&tlng=pt
Conselho Federal de Psicologia. Código de Ética Profissional dos Psicólogos, Resolução n.º 10/05, 2005. Psicologia, ética e direitos.
Disponível no linK: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo_etica.pdf
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FATOS E BOATOS – ÉTICA E AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Dias, G.E. – Os termos ética e Moral . Mental . vol. IV num 7. Nov. 2006, pp. 127-135, Universidade Presidente Antônio Carlos . Barbacena. Brasil
Gadini, S. L. Uma outra ‘Fábrica de Mentiras’: Análise de Notícias Falsas no Twitter pelas Agência Lupa, Aos Fatos e Boatos. org sobre a Pandemia do Coronavírus no Brasil. Jornalismo, 399
Siegfried H. O boato: comunicação patológica Artigos • Rev. adm. empres. 6 (21) •
Simões, A. L. (2016). Hoax–o avanço tecnológico e a propagação de boatos. IX Simpósio Nacional ABCiber, PUC-SP.
Gabriel, T.M.C., Gomes, V.A.; Costa, A.A.; Lima, T.ML.; Melo, K.M. (2021) Formação e ética em Avaliação Psicológica: Análise das infrações de profissionais de Psicologia INTERAÇÃO EM PSICOLOGIA . vol 25 . n 03
Monalisa Muniz- Ética na Avaliação Psicológica: Velhas Questões, Novas Reflexões. Psicologia: Ciência e Profissão 2018 v. 38 (núm. esp.), 133-146. https://doi.org/10.1590/1982-3703000209682
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ÉTICA E ATUAÇÃO EM PSICOLOGIA JURÍDICA
MOURA, Gabriela Costa et al. Avaliação psicológica no contexto das instituições de justiça. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT-ALAGOAS, v. 3, n. 1, p. 149-166, 2015.
Javier Urra DILEMAS ÉTICOS DE LOS PSICÓLOGOS JURÍDICOS Anuario de Psicología Jurídica, Volumen 17, año 2007. Págs. 91-109. ISSN: 1133-0740
Reis, D.K, Rodrigues, A., & Melo, C.M. (2010). A práxis do psicólogo face ao código de ética profissional. Revista científica eletrônica de Psicologia 8(14). Recuperado de: http://www.revista.inf.br/psicologia/pages/artigos/ART08-ANOVIII-EDIC14-MAIO2010.pdf.
ÉTICA E ATUAÇÃO no SUS
CRP 06- Especial | INSTITUCIONAL- PROCEDIMENTOS ÉTICOS: 50 ANOS DE CUIDADOS- http://www.crpsp.org.br/portal/comunicacao/jornal_crp/174/frames/fr_institucional3.aspx
Regina Benevides - A Psicologia e o Sistema Único de saúde: quais interfaces? Psicologia & Sociedade; 17 (2): 21-25; mai/ago.2005
Keli Lopes Santos Bruna Ceruti Quintanilha Maristela Dalbello-Araujo- A atuação do psicólogo na promoção da saúde. Psicologia: Teoria e Prática – 2010, 12(1):181-196
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Aula 13: 13/06 - Uma situação prática na relação da psicologia com a justiça e a diversidade dos modos/concepções de vida.
*entrega do texto proposto para avaliação do curso:
- Produção de um ensaio individual de 1 página com a seguinte questão: "De que forma você atingiu os objetivos da disciplina? Justifique destacando aspectos da bibliografia e dos conteúdos apresentados nas aulas"- Organização de grupos para debates sobre o que foi apresentado no ensaio individual, nas duas últimas aulas. Os alunos expõem em grupo um debate sobre suas respostas e os docentes comentam.
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Para essa atividade, os alunos devem se organizar em grupos de 6 a 7 pessoas, se dividindo entre 10 grupos. Parte da turma se organizou no dia 13/06 - Quem não se inscreveu, pedimos que preencham o grupo que querem participar nessa planilha o mais cedo possível: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1ZXK1-z8fKNzoxu4V7gdgua1rdIQZdS_8/edit?usp=sharing&ouid=113247447066905089784&rtpof=true&sd=true.
Os grupos G1 a G5 apresentarão no dia 27/06, e G6 a G10 no dia 4/07. Cada grupo terá entre 15 e 20 minutos para a apresentação, que pensamos como um momento de expor os temas e reflexões dos trabalhos individuais, principalmente pensando diálogo com o trazido ao longo das aulas e a relação com os trabalhos dos companheiros de grupo.
Pensando transparência da avaliação e para o preparo prévio de vocês, seguem os critérios avaliativos da atividade:
1) Presença na apresentação (2,5)
2) Pertinência e abrangência com articulação dos temas abordados nas aulas e nos textos (1,0)
3) Precisão dos conceitos trazidos na apresentação (0,75)
4) Capacidade de articulação entre os trabalhos individuais, mostrando que houve contato com a alteridade e debate de ideias (0,75) -