Indice degli argomenti

  • Aula 1: 14/03 Apresentação da disciplina

  • Aula 2: 21/03 - Código de ética: histórico, princípios norteadores, principais ações contra psicólogos no CRP

    Amendola, M. F. (2014). História da construção do Código de Ética Profissional do Psicólogo. Estudos e Pesquisas em Psicologia14(2), 660-685.

     Disponível no linK: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1808-42812014000200016&lng=es&nrm=iso&tlng=pt


    Conselho Federal de Psicologia. Código de Ética Profissional dos Psicólogos, Resolução n.º 10/05, 2005. Psicologia, ética e direitos.

    Disponível no linK: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo_etica.pdf


  • Aula 3: 28/03 - Ética e Campos de Atuação Profissional da Psicologia

    FATOS E BOATOS – ÉTICA E AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

    Dias, G.E. – Os termos ética e Moral . Mental . vol. IV  num 7. Nov. 2006, pp. 127-135, Universidade Presidente Antônio Carlos . Barbacena. Brasil

    Gadini, S. L. Uma outra ‘Fábrica de Mentiras’: Análise de Notícias Falsas no Twitter pelas Agência Lupa, Aos Fatos e Boatos. org sobre a Pandemia do Coronavírus no Brasil. Jornalismo, 399

     Siegfried H. O boato: comunicação patológica Artigos • Rev. adm. empres. 6 (21) •

    Simões, A. L. (2016). Hoax–o avanço tecnológico e a propagação de boatos. IX Simpósio Nacional ABCiber, PUC-SP.

     Gabriel, T.M.C., Gomes, V.A.; Costa, A.A.; Lima, T.ML.; Melo, K.M. (2021) Formação e ética em Avaliação Psicológica: Análise das infrações de profissionais de Psicologia INTERAÇÃO  EM   PSICOLOGIA . vol 25  . n 03

     Monalisa Muniz- Ética na Avaliação Psicológica: Velhas Questões, Novas Reflexões. Psicologia: Ciência e Profissão 2018 v. 38 (núm. esp.), 133-146. https://doi.org/10.1590/1982-3703000209682


  • 04/04 - Semana Santa


  • Aula 4: 11/04 - Ética e Campos de Atuação Profissional da Psicologia

    ÉTICA E ATUAÇÃO EM PSICOLOGIA JURÍDICA

    MOURA, Gabriela Costa et al. Avaliação psicológica no contexto das instituições de justiça. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT-ALAGOAS, v. 3, n. 1, p. 149-166, 2015.

    Javier Urra DILEMAS ÉTICOS DE LOS PSICÓLOGOS JURÍDICOS Anuario de Psicología Jurídica, Volumen 17, año 2007. Págs. 91-109. ISSN: 1133-0740

    Reis, D.K, Rodrigues, A., & Melo, C.M. (2010). A práxis do psicólogo face ao código de ética profissional. Revista científica eletrônica de Psicologia 8(14). Recuperado de: http://www.revista.inf.br/psicologia/pages/artigos/ART08-ANOVIII-EDIC14-MAIO2010.pdf

    ÉTICA E ATUAÇÃO no SUS

    CRP 06- Especial | INSTITUCIONAL- PROCEDIMENTOS ÉTICOS: 50 ANOS DE CUIDADOS- http://www.crpsp.org.br/portal/comunicacao/jornal_crp/174/frames/fr_institucional3.aspx

    Regina Benevides - A Psicologia e o Sistema Único de saúde: quais interfaces? Psicologia & Sociedade; 17 (2): 21-25; mai/ago.2005

     Keli Lopes Santos Bruna Ceruti Quintanilha Maristela Dalbello-Araujo- A atuação do psicólogo na promoção da saúde. Psicologia: Teoria e Prática – 2010, 12(1):181-196


  • Aula 6: 25/04 - Fundamentos filosóficos da ética: Aristóteles

  • Aula 7: 02/05 - Fundamentos filosóficos da ética: Michel Foucault

  • Aula 8: 09/05 - Fundamentos filosóficos da ética: Hannah Arendt

  • Aula 9: 16/05 - Fundamentos filosóficos da ética: Emmanuel Levinas

  • Aula 10: 23/05 - Sentidos originários da palavra “ethos” & a problemática ética do mundo contemporâneo

  • Aula 11: 30/05 - Violência epistêmica e reflexividade ética em psicologia

  • Aula 12: 06/06 - Da epistemologia à ética nos discursos e práticas psicológicos

  • Aula 13: 13/06 - Uma situação prática na relação da psicologia com a justiça e a diversidade dos modos/concepções de vida.

    *entrega do texto proposto para avaliação do curso:

    - Produção de um ensaio individual de 1 página com a seguinte questão: "De que forma você atingiu os objetivos da disciplina? Justifique destacando aspectos da bibliografia e dos conteúdos apresentados nas aulas"


    - Organização de grupos para debates sobre o que foi apresentado no ensaio individual, nas duas últimas aulas. Os alunos expõem em grupo um debate sobre suas respostas e os docentes comentam.


  • Aula 14: 27/06 - Discussão e exposição em grupo dos ensaios individuais

    Para essa atividade, os alunos devem se organizar em grupos de 6 a 7 pessoas, se dividindo entre 10 grupos. Parte da turma se organizou no dia 13/06 - Quem não se inscreveu, pedimos que preencham o grupo que querem participar nessa planilha o mais cedo possível: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1ZXK1-z8fKNzoxu4V7gdgua1rdIQZdS_8/edit?usp=sharing&ouid=113247447066905089784&rtpof=true&sd=true.

    Os grupos G1 a G5 apresentarão no dia 27/06, e G6 a G10 no dia 4/07. Cada grupo terá entre 15 e 20 minutos para a apresentação, que pensamos como um momento de expor os temas e reflexões dos trabalhos individuais, principalmente pensando diálogo com o trazido ao longo das aulas e a relação com os trabalhos dos companheiros de grupo.

    Pensando transparência da avaliação e para o preparo prévio de vocês, seguem os critérios avaliativos da atividade:

    1) Presença na apresentação (2,5)
    2) Pertinência e abrangência com articulação dos temas abordados nas aulas e nos textos (1,0)
    3) Precisão dos conceitos trazidos na apresentação (0,75)
    4) Capacidade de articulação entre os trabalhos individuais, mostrando que houve contato com a alteridade e debate de ideias (0,75)

  • Aula 15: 4/07 - Discussão e exposição em grupo dos ensaios individuais