-
12/12/2022 Rigor e critérios de qualidade
Apresentação dos seminários sobre rigor e critérios de qualidade na pesquisa qualitativa (check-list e diretrizes para avaliação).
Grupo 1:
Leitura e síntese dos artigos:
a) Consolidated criteria for reporting qualitative research (COREQ): a 32-item checklist for interviews and focus groups (2007)
DOI: https://doi.org/10.1093/intqhc/mzm042b) The quality of quality criteria: Replicating the development of the Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research (COREQ) (2020)
DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2019.103452
Grupo 2:
Leitura e síntese dos artigos:
a) Standards for Reporting Qualitative Research: A Synthesis of Recommendations
Link: https://journals.lww.com/academicmedicine/Fulltext/2014/09000/Standards_for_Reporting_Qualitative_Research__A.21.aspx
doi: 10.1097/ACM.0000000000000388b) SRQR and COREQ Reporting Guidelines for Qualitative Studies
doi:10.1001/jamasurg.2021.0525
ATENÇÃO: Para ambos os grupos, a tarefa também inclui a seleção de UM ARTIGO que foi desenvolvido a partir de uma abordagem metodológica qualitativa e realizar a avaliação dele. O grupo 1, que irá trabalhar com o checklist que nos orienta sobre a forma de se reportar um estudo qualitativo, irá avaliar o artigo escolhido nessa perspectiva (32 itens do COREQ).
O grupo 2, que irá apresentar o seminário com base no outro checklist, ou seja, uma opção para avaliar a qualidade do estudo, também deverá escolher UM ARTIGO qualitativo e avaliar a sua qualidade. Essa tarefa é uma tarefa PRÁTICA. Vocês estão livres para selecionar os artigos de sua preferência.