Enf Psiquiátrica e Ciências Humanas
Educação como direitos sociais, envolvendo o acesso a condições de vida que possibilitem uma existência digna, participativa e solidária. Esta disciplina está articulada às disciplinas Cuidado Integral em Saúde II e Promoção da Saúde na Educação Básica, subsidiando o desenvolvimento da competência para o cuidar e para a promoção da saúde na educação básica.
− Aprofundar os estudos acerca da pesquisa qualitativa em saúde e sua adequação às questões do campo simbólico humano e à dimensão psicossocial. − Proporcionar ao aluno o contato com diferentes opções de abordagens para a coleta de dados qualitativos no âmbito da saúde e da saúde mental − Refletir sobre as interfaces entre as técnicas de coleta de dados qualitativos e respectivos referenciais teóricos − Discutir as propostas para a coleta e análise dos dados qualitativos de acordo com os objetos de estudo dos projetos de pesquisa dos alunos da Pós-Graduação
Esta disciplina será articulada à disciplina Integralidade do cuidado em Saúde II, subsidiando o conhecimento e a compreensão do cuidado integral ao indivíduo, considerando os aspectos relacionados a sua saúde mental, seus comportamentos e suas condutas determinadas por influências biopsicossociais. Com este conhecimento, o aluno poderá formular e identificar problemas para planejar o cuidado visando contribuir para a promoção da saúde mental da pessoa, família e comunidade.
Nesta disciplina serão abordados fundamentos básicos de farmacologia que permitam a compreensão das diferentes classes de fármacos utilizados na terapêutica, promovendo o desenvolvimento das competências necessárias ao profissional de enfermagem.
Nesta disciplina serão abordados fundamentos básicos de farmacologia que permitam a compreensão das diferentes classes de fármacos utilizados na terapêutica, promovendo o desenvolvimento das competências necessárias ao profissional de enfermagem.
- Atualizar e construir conhecimento coletivo, compartilhado entre os participantes e docente a partir de leituras e discussões refletivas de textos selecionados sobre o tema, que auxiliem na elaboração de práticas de ensino, educação e promoção da saúde. - Promover nos participantes a reflexão sobre suas concepções prévias, referentes às drogas psicoativas e aos usuários das mesmas. - Estimular os participantes a desenvolver novas interpretações do seu cotidiano profissional, que os motivem a redefinir conceitos e ações, e, focalizar-se em aspectos relativos às substâncias psicoativas.
- Conhecer referenciais teóricos utilizados no tratamento do uso de drogas psicoativas; - Conduzir o participante a refletir sobre o processo de cuidar do usuário de drogas psicoativas; - Identificar proposta de intervenção realizadas nos serviços de saúde com base nos conhecimentos teóricos aprendidos
Possibilitar que o aluno conheça a evolução histórica da enfermagem como prática profissional, no contexto socioeconômico e cultural. Levar o aluno a interpretar o desenvolvimento da enfermagem sob a perspectiva histórica, ou seja, à luz de acontecimentos em períodos anteriores, e perceber as relações do conhecimento acumulado no passado com o momento atual. Estimular o aluno à reflexão sobre o significado e a importância da vida associativa da Enfermagem, enquanto categoria profissional.
Nesta disciplina serão abordados fundamentos básicos de farmacologia que permitam a compreensão das diferentes classes de fármacos utilizados na terapêutica, promovendo o desenvolvimento das competências necessárias ao profissional de enfermagem.
Nesta disciplina serão abordados fundamentos básicos de farmacologia que permitam a compreensão das diferentes classes de fármacos utilizados na terapêutica, promovendo o desenvolvimento das competências necessárias ao profissional de enfermagem.