Tópico | Nome | Descrição |
---|---|---|
Ementa e Cronograma de Aulas | Poderá sofrer alterações no decorrer do semestre |
|
Notas Finais | ||
Pensamento Computacional | Pensamento Computacional | Apresenta-se aqui a tradução do trabalho intitulado “Computational Thinking”, da autora americana Jeannette Wing, professora de Ciência da Computação e chefe do Departamento de Ciência da Computação na Universidade de Carnegie Mellon, Pittsburgh, PA. O trabalho original foi publicado no número 3 da edição 49 do periódico “Communications of the ACM”, em março de 2006. DOI 0001-0782/06/0300. O trabalho foi traduzido para o português por Cleverson Sebastião dos Anjos, professor da área de informática do Instituto Federal do Paraná. |
What Most Schools Don't Teach | ||
01 - O que é ciência da computação | ||
Conceitos básicos de algoritmos | Conceitos Básicos de Informática | Material sobre histórico da informática e tipos de computadores. |
Aula 1 - Introdução a Algoritmos | Aula de conceitos, envolvendo conceitos de raciocínio lógico e princípios de construção de algoritmos. |
|
Introdução ao Python | Instalação do python e IDLE no Windows | Uma demonstração de como instalar o python 3 e o ambiente de desenvolvimento IDLE no Windows. |
02 - Primeiras linhas em Python | Créditos: CCSL do IME/USP |
|
Estrutura sequencial | Aula 2 - Itens Fundamentais | Slides da aula sobre itens fundamentais para a construção de algoritmos |
Aula 3 - Estrutura Sequencial | Estrutura Sequencial para elaboração de algoritmos. |
|
03 - Variáveis e scripts (programas) em Python | ||
05 - Entrada de dados | ||
Estrutura de seleção (desvio condicional) | Aula 4 - Estrutura Selecao | Desvios Condicionais |
Aula - Algoritmo desvio condicional | Aula sobre desvios condicionais. Prof. Abrahão Lopes. |
|
Desvio Condicional | Bill Gates explains If statements |
|
07 - Condicionais | ||
Estrutura de repetição - For | Slides de aula | Slides Aula Repetição |
22 - Repetições com "for" | ||
Estrutura de repetição - While | 09 - Repetições (laços) com while |