Section | Nom | Description |
---|---|---|
Planejamento Semestre Aula à Aula - 2o Semesgtre de 2017 | Planejamento de Aula a Aula |
|
Critérios de avaliação da Disciplina | Critérios de Avaliação da Disciplina PSI 2591 Versão de 10/03/2017 |
|
Mapas de Projetos e Notas | ||
A01: 10/03/2017 | Slides da Aula 01 (2017): Introdução | |
Alguns Projetos de Formatura do PSI dos anos Anteriores | ||
Como criar uma startup baseando-se em suas ideias | ||
Termo de Compromisso de Orientação | Quando vocês montarem o grupo definitivo, tiverem um orientador e tema, vocês devem preencher este documento, colher as assinaturas e deixar com o Sr Nélson Bernardo na secretaria do PSI. Caso tenham um co-orientador ou outros integrantes na equipe (alunos de pós-graduação, de IC, engenheiros, etc.) preencham o campo respectivo. Não esqueçam que este documento tem que ser entregue até 09/03/2015. |
|
Livro: Design for Electrical and Computer Engineers: Theory, Concepts and Practice | ||
Ata de Reunião Enxuta | Esta ata é enxuta e destaca os principais aspectos de uma reunião: Data, Presentes, Pauta (normalmente definida antes da reunião), decisões tomadas e ações (cada ação tem um responsável e um prazo). Ótima para ser utilizada em reuniões do grupo e em reuniões com o orientador |
|
A02: 17/03/2017 | Slides da Aula 02 (2017): Metodologias Científica e de Engenharia | |
Vídeo 1. Uma abordagem para o processo de Projeto em 10 passos (1h23min) | Neste vídeo, do curso "Engineering Innovation and Design" do MIT, os professores Blade Kotelly e Joel E. Schindall apresentam o processo de projeto em 10 passos. Os alunos participam do curso apresentando argumentos contra ou a favor das propostas apresentadas pelos professores. A apresentação da aula 02 foi feita independentemente destes vídeos mas observe a similaridade de abordagem. Como mencionado no vídeo, boa ideias costumam se repetir independentemente ao longo da história. |
|
Vídeo 2: Os dez princípios de um bom Design (1h37min) | Um bom design não depende apenas de tomadas de decisões técnicas, Neste vídeo, do curso "Engineering Innovation and Design" do MIT, os professores Blade Kotelly e Joel E. Schindall mostram como grandes inovadores do século 20 abordaram o design inovador. Embora na disciplina estejamos enfocando muito mais os aspectos técnicos, é importante conhecermos todo o processo de criação, e perceber que podemos participar dele desde o início. |
|
A03: 31/03/2017 | Slides da Aula 03 (2017): Identificação de Projetos e os Requisitos do Cliente | |
3 Vídeos da Aula03 (2017) | Clicando vocês encontrarão 3 vídeos da aula 02/03 do curso. O primeiro vídeo (24min) destaca o que foi mencionado em aula, ou seja, os conceitos gerais de um Projeto de Engenharia. Já os vídeos 2(14 min) e 3 (12min) mostram na prática como construir o primeiro relatório (Produto 1) que o seu grupo deve entregar. |
|
Ficha de Avaliação - Inicial (Produto 1a) | Esta ficha de avaliação será utilizada pelos professores da disciplina para analisar o 1o relatório entregue. Ela contem os itens a serem avaliados e o peso de cada um. |
|
Relação dos Projetos de Formatura 2017 | Prezados Alunos, segue a relação atualizada dos projetos de formatura de 2017 |
|
A04: 05/05 | Slides da Aula 04 (2017): Especificação de Requisitos de Engenharia | |
Aula Digital: Entregáveis e Os Requisitos de Engenharia | Uma vez definidas as necessidades do cliente e os objetivos do projeto, precisamos determinar os requisitos do sistema. Os requisitos de marketing são definidos a priori pelo cliente, cabendo à equipe técnica deteminar os requisitos de engenharia correspondentes e as especificações técnicas de cada um dos requisitos de engenharia. No vídeo a seguir trataremos desses assuntos. |
|
Atividade 1: A ser preparada para a Aula 05 | Nesta atividade cada grupo deve fazer um primeiro detalhamento ESCRITO, que deve estar pronto para ser discutido na aula 5, contendo: 1) Identificação do Problema (feito para o A1) 2) Identificação das Necessidades do Cliente (feito para o A1) 3) Declaração de Necessidades do Cliente (feito para o A1) 4) Declaração dos Objetivos do Projeto (feito para o A1) 5) Pesquisa de levantamento da Situação (feito para o A1) 6) Especificação de Requisitos de Engenharia (Elaborar para a aula 05) Para isso utilize o arquivo abaixo que contém um guia de elaboração desses itens. Espera-se que isso gere um documento de aproximadamente 2 páginas contendo os itens 1 a 4 acima. Neste momento a Identificação das necessidades envolve apenas os passos 1 e 2 contidos no guia. Na aula discutiremos com cada grupo o seu documento. Estima-se que vocês levem, em grupo, de 1 a 2 horas para elaborar o documento. |
|
Formulário de Apoio à Especificação de Requisitos de Engenharia | Este formulário deve ser preenchido individualmente por cada interessado no projeto após a definição e especificação técnica dos requisitos de engenharia. Ele serve de apoio para verificar se os requisitos de engenharia estão bem propostos. |
|
Edital de Financiamento Fundo Patrimonial AMigos da Poli | Voce pode buscar financiamento para o seu projeto, por exemplo através do fundo patrimonial amigos da poli. Leia o edital e veja se o seu projeto tem o perfil de seleção desejado. As submissões vão até 28 de maio de 2017! |
|
A05 Parte 1: 12/05/2017 | Slides da Aula 05 (2017): Decomposição Funcional | |
A05 parte2: 12/05/2017 | Slides da Aula 07 (2015): Modelos Comportamentais | |
Aula Digital: Modelos Comportamentais | Neste vídeo de 37 minutos apresentamos os Modelos comportamentais que complementam a análise funcional a fim de criar uma descrição top-down de um projeto de Engenharia Elétrica ou de Computação que inclua tanto hardware quanto software. |
|
Aula Digital: O Modelo UML | Neste vídeo de 37 minutos apresentamos os Modelos comportamentais que complementam a análise funcional a fim de criar uma descrição top-down de um projeto de Engenharia Elétrica ou de Computação que inclua tanto hardware quanto software. |
|
A05: 18/03 | Slides da Aula 05 (2016): Geração de Conceitos | Aula Prática: Trazer o primeiro detalhamento ESCRITO solicitado na aula 04 para ser discutido nesta aula. Ele deve conter: 1) Identificação do Problema 2) Identificação das Necessidades do Cliente 3) Declaração de Necessidades do Cliente 4) Declaração dos Objetivos do Projeto 5) Pesquisa de levantamento da Situação (opcional) 6) Especificação de Requisitos de Engenharia (opcional) |
A09: Terceira e Última Entrega | Modelo de Poster | Segue à pedido dos alunos o modelo de poster, o mesmo deve estar em duas colunas. |
A10: 13/05 | Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®)–Quinta Ediçáo | |
Slides da Aula 09 (2015): Gerenciamento de Projetos | ||
Aula Digital: Apresentação do Projeto de Formatura no padrão ABNT | Neste vídeo de 9 minutos, a Sra. Ana Maria Badiali, supervisora da Billblioteca de Engenharia elétrica da Poli/USP, explica como você deve formatar o Documento do Projeto de Formatura para que ele esteja de acordo com o padrão ABNT. Ela explica em detalhes como estruturar o documento, desde a capa até os apêndices e anexos. |
|
Aula Digital: Bases de Dados como Fontes de Informação | Neste vídeo de 18 minutos, a Sra. Ana Maria Badiali, supervisora da Billblioteca de Engenharia elétrica da Poli/USP, explica como você pode acessar as bases de dados disponíveis para a comunidade USP. Você vai descobrir que pode ter acesso aos mais recentes resultados de pesquisa e desenvolvimento em todo o mundo, incluindo todos os Congressos do IEEE, além de ter acesso a acervos de patentes. |
|
Modelo de TCC no formato ABNT | ||
Diretrizes para Apresentação de Dissertações e Teses | ||
Ficha de Avaliação Intermediária (Produto 2a) | Esta ficha de avaliação será utilizada pelos professores da disciplina para analisar o 2o relatório entregue. Ela contem os itens a serem avaliados e o peso de cada um. Notem que vocês devem incluir o relatório anterior (melhorado caso tenhamos feito observações) como parte inicial deste relatório. Notem também que esta avaliação contém mais itens que a anterior, e certamente levará mais tempo para ser feita. Como a ideia é vocês irem construindo o relatório ao longo do projeto (que em verdade vai até novembro) estamos enfatizando os itens que vocês devem prestar mais atenção agora para o projeto não dar errado. Assim, deem mais atenção agora à Especificação de Requisitos de Engenharia e à Geração de Conceitos (opções), mas vocês já devem fazer um esboço da Decomposição Funcional e do Gerenciamento do Projeto. Este último para vocês já avaliarem se não estão propondo algo impraticável no tempo e condições disponíveis. A Avaliação A2 (ou relatório 2) deverá ser entregue na secretaria do PSI até o dia 24/05. |
|
A12: 10/06 | Aula 12 - Critério e Quesitos para a 3 Avaliação | Os critérios e quesitos foram apresentados em aula e discutidos com os alunos. |
Modelo de Poster | Segue um modelo de poster em Power Point, como referência para a 3 avaliação produto A3.B |
|
Planilha de notas Produto A2.a | Segue as notas da 2 avaliação |
|
Entregas A03: 26/06 | Modelo de Folha de Avaliação A3 | Esta folha de avaliação será usada pelos orientadores e professores da disciplina para julgar a apresentação A3 |
Modelo poster Projeto de Formatura I |