Capacitar o aluno a (a) caracterizar as desordens da fluência em seus aspectos linguísticos e motores, em seus aspectos de produção e processamento de fala e linguagem, (b) conceituar e analisar criticamente as principais linhas teóricas de base, que subsidiam a compreensão dos distúrbios da fluência quanto à definições e causas e também quanto a procedimentos avaliativos e interventivos, (c) analisar e interpretar dados coletados em anamnese e avaliação fonoaudiológica dos distúrbios da fluência em crianças, adolescentes e adultos, para nortear condutas interventivas (encaminhamentos, realização de diagnóstico diferencial e definição de metas terapêuticas), (d) definir metas terapêuticas para a intervenção fonoaudiológica nos distúrbios da fluência em crianças, adolescentes e adultos (ocasionalmente com grupo de pais), assim como estabelecer estratégias terapêuticas e formas de aplica-las de forma a efetivas os objetivos e metas delineados, obedecendo os rigores da ética e da biossegurança inerentes à pratica clinica.