Geral: Contribuir com a formação de profissionais de diversas áreas de conhecimento, apresentando e discutindo os fundamentos e princípios da educação ambiental como paradigma para a compreensão interdisciplinar das principais questões socioambientais da atualidade. Específicos: Que os graduandos de diferentes cursos da USP sejam capazes de: a) Compreender a construção histórica da área de educação ambiental no contexto internacional, nacional e na Universidade de São Paulo e suas repercussões no ensino superior; b) Analisar problemas socioambientais contemporâneos, buscando compreender sua intensificação como decorrência do processo histórico de constituição das sociedades modernas. c) Conhecer possibilidades de ambientalização curricular no ensino superior com foco em práticas participativas e de educomunicação d) Entender a Educação Ambiental em contextos de políticas públicas nacionais e práticas educativas. e) Analisar os limites e as possibilidades da educação ambiental em um contexto de sociedade de risco f) Ser capaz de realizar um diagnóstico socioambiental e propor uma intervenção educadora para um determinado contexto/curso.