Objetivos:

Desenvolver conhecimentos e habilidades em análise de materiais com feixes iônicos. Disseminar o conhecimento dessas técnicas poderosas e com diversas aplicações tecnológicas.

Justificativa:

As técnicas de análise de materiais por feixes iônicos oferecem algumas características únicas que podem ser exploradas em diversas pesquisas científicas e atividades industriais.

Conteúdo:

1. Um panorama geral das técnicas de feixes iônicos e suas possíveis aplicações em trabalhos científicos e na indústria; 2. Uma introdução aos aceleradores de partículas: Fontes de íons, técnicas de aceleração, óptica de feixes e trajetória, eletroímãs e estações de análise; 3. Interação de feixes iônicos com a matéria: Cinemática, poder de freamento, seção de choque de espalhamento, seção de choque de ionização e reações nucleares; 4. Instrumentação básica para técnicas de feixes iônicos: estação de análise, detectores, medidores de carga; 5. PIXE (Particle Induced X-ray Emission): princípios fundamentais, características, poder de discriminação elementar, limite inferior de quantificação, aplicações; 6. RBS (Rutherford Backscaterring Spectrometry): princípios fundamentais, características, poder de discriminação elementar, limite inferior de quantificação, aplicações; 7. EBS (Elastic Backscattering Spectrometry): princípios fundamentais, características, poder de discriminação elementar, limite inferior de quantificação, aplicações; 8. NRA (Nuclear Reaction Analysis): princípios fundamentais, características, poder de discriminação elementar, limite inferior de quantificação, aplicações; 9. FRS (Forward Recoil Spectrometry): princípios fundamentais, características, poder de discriminação elementar, limite inferior de quantificação, aplicações; 10. Danos de radiação e amostras que variam no tempo.