Possibilitar às pessoas participantes estudante a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais de interdisciplinaridade especialmente ligadas ao mundo do trabalho, e com ações de extensão junto à comunidade.
Nesse caso específico, alinhadas com estudos de gênero na educação superior. 


Gênero na Educação Superior

Essa disciplina foi desenvolvida a partir das propostas de disciplina oferecidas no Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da SUP pela professora Rebecca Ropers-Huilman, da University of Minnesota, e pelo professor David Carter, da University of Canberra

Justificativa

Este curso examina as formas em que gênero influencia a experiência na educação superior e proporciona enquadramentos teóricos úteis para estudar a educação superior. Disparidades de gênero, inequidades institucionalizadas, clima dos campi, a influência do gênero e da sexualidade na liderança e na governança serão exploradas.

Este curso se desenrolará a partir da Teoria Feminista, Estudos sobre Masculinidades e Teoria Queer. As discussões utilizarão lentes interseccionais que considerarão raça, etnicidade, situação socio-econômica, adicionalmente a gênero e sexualidade.

Objetivos

O principal objetivo desse curso é construir conjuntamente  com os(as) estudantes uma compreensão dos desafios e oportunidades que gênero e sexualidade apresentam para a educação superior.

O(A)s estudantes também ganharão uma compreensão aprofundada do propósito e do papel da equidade e diversidade na educação superior.

Finalmente, o curso continuará um entendimento fundamental sobre educação superior (p.e. tipos de instituições, aspectos críticos, história).

Adicionalmente, diversidade, inclusão, perspectivas globais e governança serão lentes frequentemente empregadas no decorrer das aulas.

Objetivos de aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para este curso são:

  1. Compreender aspectos pertinentes relacionados com gênero e outras identidades sociais na educação superior;
  2. Familiarizar-se com as abordagens feministas e interseccionais em pesquisa;
  3. Entender múltiplas abordagens para criar uma mudança direcionada pela equidade na educação superior.