Objetivos:

 O curso aborda os fundamentos de nanotecnologia aplicados a Engenharia Química. Tem como finalidade apresentar para engenheiros químicos os fundamentos em nanotecnologia, bem como apresentar aplicações em reações químicas, catalíticas e processos.

Justificativa:

 O tema tem grande atualidade e importância para a formação de pesquisadores no tema, bem como para atualização dos pesquisadores que trabalham nas áreas fundamentais e tecnológicas envolvendo reações químicas catalíticas, processos catalíticos, e caracterização de materiais. As técnicas modernas de estudo de reações em superfícies envolvem a caracterização e a medição das propriedades em níveis cada vez mais fundamentais. A disciplina contribuirá para introduzir aos alunos os conceitos modernos de química de superfície e interfaces e catálise em nível molecular.

Conteúdo:

Superfícies e interfaces; adsorção e espessura de camadas; Estrutura de superfícies; introdução a termodinâmica de superfícies; dinâmica superficial; propriedades elétricas superficiais; ligações químicas superficiais; estrutura de monocamadas de adsorção; Adsorção molecular, cinética de adsorção-dessorção; síntese de nanoestruturas; introdução a caracterização de nanomateriais. Aplicações nos processos catalíticos.

Bibliografia:

- G. A SOMORJAI; YIMIN LI, Introduction to Surface Chemistry and Catalysts, John Wiley, (2010). 

- BALDEV RAJ; G. AMARENDRA; M.H. MANGHANANI, Advances in Material Characterization, CRC Press (2007). 

- I.R. MASEL, Principles of Adsorption and Reaction on Solid Surfaces. New York: John Wiley & Sons (1996).

- R. A. VAN SANTEN; J. W. NIEMANSTVERDRIET, Chemical Kinects and Catalysis – Fundamental and Applied Catalysis. New York: Plenum Press (1995).

- M. SCHMAL. Catalise Heterogênea, Ed. Synergia (2018).

- M. SCHMAL, Heterogeneous catalysis and its industrial applications. Rio de Janeiro: Springer (2016).

- D. L. TRIMM, Design of Industrial Catalysis. Elsevier, Scientific Publishing Company (1980).

- H. P. TOPSOE; B. S.CLAUSEN; F. E.MASSOTH,. Hydrotreating Catalysis, Springer (1996).

- J.A. MOUJIJN; P. W. N. M. VAN LEEUWEN; R. A. VAN SANTEN, Catalysis – Studies Science and Catalysis, vol. 79, Elsevier, Scientific Publishing Company (1993). Artigos Científicos selecionados conforme o tema da aula.

Forma de avaliação:

Prova e Projetos específicos.