Estudo dos processos de polimerização buscando um entendimento de como o tipo de reator e o seu modo de operação afetam as características do polímero produzido e a produtividade do processo, ou seja, com o enfoque de Engenharia de Reações de Polimerização. Estudo e aplicação de conceitos de modelagem matemática de processos de polimerização ("Polymerization Reaction Engineering").

Programa

1.       Introdução. Conceitos básicos sobre materiais poliméricos.

2.       Distribuição de massas moleculares. Tipos de distribuição. Momentos da distribuição. Massas molares médias. Polidispersidade. Técnicas de medição experimental.

3.       Teoria dos processos de polimerização: mecanismos e cinética. Técnicas para a previsão da distribuição de pesos moleculares e de outras variáveis pertinentes.

3.1.    Policondensação. Polimerização de cadeias lineares. Monômeros polifuncionais e cadeias não-lineares. Reticulação ("gelation"). Polimerização no estado sólido.

3.2.    Polimerização em cadeia. Poliadição. Polimerização por mecanismo de radicais livres. Iniciação, propagação, terminação, transferência de cadeia, formação de ramificações. Polimerização catiônica e aniônica. Polimerização aniônica “viva”. Polimerização com catalisadores Ziegler-Natta e com metalocenos. Polimerização radicalar controlada.

3.3.    Copolimerização. Reatividades dos monômeros. Composição do copolímero. Distribuição de composição.

4.       Processos de polimerização. Polimerização em massa, em solução, em suspensão, em emulsão.

5.       Tipos de reatores para diferentes processos de polimerização. Influência do tipo e modo de operação do reator nas propriedades do polímero. Noções de otimização de reatores de polimerização. Estudo de casos.

6.       Tópicos complementares. Técnicas experimentais e sensores para reatores de polimerização. Processos de pós-polimerização. Modificação de polímeros. Extrusão reativa.