O semestre se desenvolverá de modo integrado entre as disciplinas de Planejamento Urbano e Regional (AUP 0282 – Desenho Urbano e Projeto dos Espaços da Cidade) e de Paisagismo (AUP 0654 – Projeto da Paisagem) e em articulação com custos (AUT 0518 - Projeto de Custos[1]), realizadas de modo remoto, tendo como objeto de estudo, a área da Operação Urbana Consorciada Água Espraiada, em trecho onde há concentração de assentamentos populares, empreendimentos imobiliários e disputas pelo território.

A integração das disciplinas visa aprofundar as reflexões do aluno sobre o processo de produção do espaço urbano e as possíveis formas de intervenção em partes da cidade consolidada de modo a considerar as diferentes interações entre as matrizes ou camadas ambientais, de infraestrutura e as formas de uso e ocupação do solo, que em interações recíprocas vão configurando a estrutura, a forma e a paisagem desses espaços. Destaca-se a compreensão da produção pública e privada da segregação sócio espacial desses bairros. Devem-se considerar as discussões e propostas para a qualificação bem como, de valorização das diversidades, das práticas socioeconômicas e culturais locais, as formas da cidade e os seus cidadãos. No que se refere às atividades econômicas, o uso social, sua relação com os espaços urbanos, a percepção espacial, a legislação urbanística e a história do urbanismo, da arquitetura e da cidade.

Ainda que cada disciplina tenha especificidades em seus conteúdos, o objetivo em comum é o trabalho de um projeto urbano, e sua interdisciplinaridade, com discussões nas diferentes áreas que o compõe. Deverá resultar em trabalho único, com particularidades de cada área, sendo ao final atribuídas notas referentes a cada disciplina pelos respectivos docentes.



[1] Ministrada pelos professores doutores Ângelo Filardo, Caio SantoAmore e João Meyer.