Estudar o conceito de “térreo urbano” (“Rez-de-Ville”) segundo a proposição da pesquisa de mesmo nome, a partir de exemplos em várias cidades e situações urbanas no mundo, ou seja, as relações de interação entre o lote/construção privado e o espaço público, para em seguida propor uma intervenção efêmera em lugares escolhidos na cidade de São Paulo. O tema mobiliza uma reflexão sobre o papel ímpar da informalidade nas grandes metrópoles nos dias de hoje.

A disciplina se integra à pesquisa “Rez-de-ville 2020”, desenvolvida sob a coordenação do Prof. David Mangin, na École Nationale Superieure d’Architecture, de la Ville et des Territoires (EAV&T), de Paris Marne-la-Vallée, da qual tomaram parte os professores da disciplina. A pesquisa trabalha sobre as relações entre o térreo privado de lotes e edificações e sua relação/interface espacial e humana com o espaço público.

A disciplina terá aulas expositivas, oferecida pelos professores da disciplina e pelo Prof. David Mangin, mas também com convidados internacionais, que irão apresentar situações da pesquisa em diferentes países.

Além disso, será feito um exercício projetual, em locais determinados de São Paulo em que a relação de “térreo urbano” seja interessante, para propor intervenções efêmeras nesses espaços, que tenham um sentido aplicado e de utilidade social (estética, cultural, espacial, social).