1. Objetivos: 

a)      Introduzir conceitos básicos para a utilização de softwares de tratamento e análise estatística de dados;

b)      Enriquecer o conhecimento dos alunos sobre técnicas de levantamento e análise de dados, com ênfase em Marketing, especificamente em relação aos tópicos de (1) construção e validação de escalas de mensuração; (2) elaboração de questionários; (3) escolha do método de análise de dados adequado ao problema de pesquisa; (4) experimentos.

c)      Fornecer embasamento teórico e prático para a condução e para a análise crítica de surveys e experimentos;

d)      Discutir conceitos e métodos de validade e confiabilidade na pesquisa científica. 

2. Justificativa: 
A metodologia científica é composta por diversas técnicas e processos que visam à aquisição objetiva de conhecimento. Nesse sentido, a disciplina visa aprofundar conceitos em campos metodológicos específicos permitindo que os alunos, ao final do curso, sejam capazes de conduzir estudos de acordo com a natureza do problema e rigor exigidos pela pesquisa científica.