Ementa: 

O curso pretende abordar os espetáculos agenciados a partir de um outro, em especial, nos chamados zoológicos humanose nas Exposições universais e coloniais, não se atendo a esses eventos, mas expandindo a análise para as cenografias museográficas, a produção cinematográfica e espetacular. As Exposições coloniais e os zoológicos humanos têm uma aparição pontual na história mundial recente, ocorrendo inicialmente na Europa, e logo se estendendo às Américas e ao continente asiático. Esses eventos espetaculares híbridos propunham organizações diversas para a condução do olhar dos visitantes, conjugando ações de domínios diversos como exposições de pessoas e objetos, espetáculos, atividades de educação e de pesquisa, estabelecendo uma constante circulação que perpassava os campos da ciência e do espetáculo - seja ele cênico ou cinematográfico. Para auxiliar na discussão, visitaremos as noções de “teatralidade”, “performatividade” e “espetacularidade”, que são fundamentais para compreender esses fenômenos que, por sua vez, não podem ser entendidos fora da esfera de dominação colonial. O entrelaçamento desses conceitos, abordados tanto nos estudos teatrais, quanto na antropologia, podem auxiliar a compreensão dos dispositivos empregados para a criação de um efeito de autenticidade nos espectadores. O conteúdo do curso contará com uma introdução histórica sobre o tema e exercícios analíticos coletivos a partir de um corpusde imagens, filmes e áudios. 



Justificativa:

A disciplina pretende abordar um campo raramente presente nas reflexões acadêmicas brasileiras. Os zoológicos humanose as Exposições universais e coloniais(1810-1940) foram eventos de entretenimento de massa, mobilizando multidões, forjando o primeiro encontro entre metropolitanos e colonizados, servindo de campo para biólogos, antropólogos e médicos, construindo e vulgarizando estereótipos sobre o "selvagem" e disseminando um racismo popular. Compreendemos que as noções de teatralidade e performatividade são aproximadas quando pensadas em um contexto público e social. Ao abordar tais conceitos, caros tanto para as ciências sociais, quanto para os estudos teatrais, à luz desse corpus de eventos confrontantes da alteridade, pretende-se aproximar também, a relação entre dispositivos cênicos e efeitos de autenticidade, seus agenciamentos diversos e as relações propostas. Reflexões mais contemporâneas sobre o “teatral” e o “performativo” propõem uma aproximação de sentidos desses termos, uma vez que, a instância performativa rompe com o paradigma textual, mas não com o da atuação.