1. Abordar temas centrais de História Medieval, com ênfase no período que estende entre os séculos X e XV, a que se convencionou chamar “Baixa Idade Média”. 2. Estabelecer os pressupostos para a articulação entre as esferas política, cultural, econômica e das ideias. 3. Abordar o problema das relações sociais, culturais e de poder estabelecidas entre as instituições, os indivíduos e os grupos sociais presentes no contexto da Baixa Idade Média. 4. Estabelecer o fundamento das trocas materiais e simbólicas entre os diversos grupos como essencial para a compreensão dos processos históricos do período. 5. Analisar as sociedades, as relações de poder e as matrizes culturais estabelecidas a partir da cultura monástica, da “piedade laica” e dos novos projetos para a fé – e suas decorrências para a construção de novas concepções do homem e das relações humanas. 5. Desenvolver os pressupostos da pesquisa em História por intermédio da leitura, da crítica historiográfica e da análise de documentos. 6. Promover o contato com a bibliografia a respeito dos temas propostos; incentivar a pesquisa em periódicos, bancos de dados e sites especializados. 7. Familiarizar os alunos com os principais problemas historiográficos inerentes ou relacionados àquele período. 8. Desenvolver uma discussão metodológica, de forma a viabilizar a familiaridade com o instrumental da pesquisa bem como a autonomia em sua prática. 9. Capacitar os alunos para as práticas pedagógicas nos níveis fundamental e médio, por meio da elaboração de planos de aulas e organização e apresentação de seminários. 10. Fornecer instrumental para que os alunos produzam materiais para o ensino nos níveis fundamental e médio, a partir do contato crítico com as problemáticas e de sua filtragem para uma produção dirigida a um público específico. 11. Desenvolver os pressupostos da pesquisa em História por intermédio da leitura e da análise de documentos, bem como da produção de textos historiográficos. 12. Promover o contato com a bibliografia a respeito dos temas propostos, buscando favorecer o elemento da crítica nas leituras.