1. Abordar temas centrais de História Medieval, com ênfase no período que estende entre os séculos X e XV, a que se convencionou chamar Baixa Idade Média.
2. Estabelecer os pressupostos para a articulação entre as esferas política, cultural, econômica e das ideias.
3. Abordar o problema das relações sociais, culturais e de poder estabelecidas entre as instituições, os indivíduos e os grupos sociais presentes no contexto da Baixa Idade Média.
4. Estabelecer o fundamento das trocas materiais e simbólicas entre os diversos grupos como essencial para a compreensão dos processos históricos do período.
5. Analisar as sociedades, as relações de poder e as matrizes culturais estabelecidas a partir da cultura monástica, da piedade laica e dos novos projetos para a fé e suas decorrências para a construção de novas concepções do homem e das relações humanas.
5. Desenvolver os pressupostos da pesquisa em História por intermédio da leitura, da crítica historiográfica e da análise de documentos.
6. Promover o contato com a bibliografia a respeito dos temas propostos; incentivar a pesquisa em periódicos, bancos de dados e sites especializados.
7. Familiarizar os alunos com os principais problemas historiográficos inerentes ou relacionados àquele período.
8. Desenvolver uma discussão metodológica, de forma a viabilizar a familiaridade com o instrumental da pesquisa bem como a autonomia em sua prática.
9. Capacitar os alunos para as práticas pedagógicas nos níveis fundamental e médio, por meio da elaboração de planos de aulas e organização e apresentação de seminários.
10. Fornecer instrumental para que os alunos produzam materiais para o ensino nos níveis fundamental e médio, a partir do contato crítico com as problemáticas e de sua filtragem para uma produção dirigida a um público específico.
11. Desenvolver os pressupostos da pesquisa em História por intermédio da leitura e da análise de documentos, bem como da produção de textos historiográficos.
12. Promover o contato com a bibliografia a respeito dos temas propostos, buscando favorecer o elemento da crítica nas leituras.
- Docente: Flavio de Campos