Conhecer as linhas gerais do processo histórico entre o século XIV e o inicio do século XVIII; conhecer a Formação dos Estados Modernos – Portugal e Espanha, Navegações, Descobrimentos, Conquista e Colonização nas Américas, África e Ásia; XVII na península ibérica comparar as diferentes abordagens sobre a formação dos Estados na península comparar as diferentes abordagens sobre a estruturação e a decadência dos Impérios discutir as representações sobre origem e unidade nacionais ibéricas Problematizar e discutir a questão da formação dos Estados Modernos, enfocando o processo ibérico; Discutir a problemática da acumulação de capitais na Península Ibérica e a questão do \"atraso econômico\"; Estimular pesquisas sobre a História Ibérica. Proporcionar também reflexão crítica e subsídios acerca do tratamento do tema em sala de aula, no âmbito da formação de professores para os ensinos fundamental, médio e superior, com preparação e organização de seminários, pesquisa, coleta e análises de documentos, análise de livros didáticos e revisão dos conteúdos do Ensino Médio, conforme referências curriculares.