O objetivo do curso é explorar as relações entre opinião pública e política externa oferecendo aos alunos a oportunidade de se familiarizar com a literatura sobre o tema e, simultaneamente, usar esse conhecimento para produzir um artigo utilizando os bancos de dados disponíveis, em particular a pesquisa comparada, Brasil, as Américas e o Mundo: Política Externa e Opinião Pública.

O curso utiliza a metodologia de aprendizagem baseada em problemas (conhecida como PBL), os alunos serão expostos à problemas encontrados na literatura sobre política externa e serão estimulados a definir seus próprios objetivos de aprendizagem no curso. Posteriormente, cada um irá desenvolver  estudos e análises independentes utilizando pesquisas de opinião pública e os conceitos discutidos nos seminários antes de retornar ao grupo para apresentar e refinar seus trabalhos. O processo ao longo do semestre está claramente definido: teremos aulas expositivas breves sobre o tema política externa e opinião pública; aulas sobre as técnicas de análise de dados de survey e sessões nas quais os alunos farão exposições sobre seus artigos.   Essas sessões de apresentação dos trabalhos será a parte principal do curso e da avaliação dos alunos.

 O curso será, portanto, orientado para a realização de atividades práticas (com bases de dados de pesquisas de opinião pública) e oferecerá uma visão geral dos  principais modelos interpretativos sobre como a opinião pública se forma, qual o papel das instituições e das lideranças políticas e sociais na sua formação e qual seu provável impacto sobre a ação externa dos governos. Ao mesmo tempo, os alunos serão apresentados às principais pesquisas sobre o assunto feitas no Brasil e no exterior e terão oportunidade de aprender a trabalhar com os bancos de dados de surveys de forma prática.