O curso tem um duplo objetivo. Por um lado, ele pretende compreender a diversidade étnica da América bem como os processos de conflitos e acomodações entre a cultura europeia, as culturas indígenas e as culturas africanas. Para tanto, apresenta uma seleção de temas e conceitos que elucidam os processos históricos que marcaram a formação das sociedades americanas, da Conquista à Independência. Devido à abrangência temporal e espacial do curso, o enfoque recai sobre as principais áreas de colonização espanhola, isto é, a Nova Espanha e o Peru e sobre as colônias de plantation no Caribe inglês e francês, com algumas incursões nas áreas de colonização inglesa na América continental. Por outro lado, o curso procura contribuir para a formação de professores no Ensino Fundamental e Médio. Isto ocorre tanto por meio do aprimoramento de competências e habilidades relacionadas à expressão em língua portuguesa (o que se dá com atividades específicas de interpretação e produção de textos, com a construção de procedimentos de análise documental, distinguindo as diferentes linguagens e suas implicações nos processos de interpretação dos dados que podem ser coletados, e com o tratamento substantivo das linguagens visuais em suas interfaces com a linguagem verbal), como pelo engajamento dos alunos em múltiplas experiências pedagógicas (seminários, preparação de aulas, atividades extraclasses).