I - Objetivos: A Mesopotâmia e Grécia: Poder e Sociedade O curso abordará dois casos representativos da história antiga próximo-oriental e clássica: a Mesopotâmia e a Grécia. Não se pretende apresentar uma história panorâmica, mas abordar problemáticas em função de seu potencial historiográfico, debatendo questões conceituais e contribuindo para a formação do historiador. O fio condutor do curso expositivo serão as relações de poder: as interpretações historiográficas e a especificidade dos dois casos serão apresentadas. Nos seminários, os demais domínios da história social, econômica e cultural serão explorados: trabalho e escravidão; vida material; organização familiar e parentesco; hierarquias sociais e construções de gênero; universo simbólico e identidades; mitologia e religião; pensamento e filosofia etc. Neste sentido, dar-se-á grande ênfase ao trabalho com as fontes (escritas; cultura material; iconografia) e aos instrumentos de análise documental. Por fim, o curso procurará fornecer elementos - teóricos e instrumentais - para a inserção dos conteúdos de História Antiga no ensino fundamental e médio. I - Objetivos: B História e historiografia sobre a Antiguidade (1). Este curso é uma introdução à História e à historiografia da Antiguidade, das primeiras civilizações do Oriente Próximo ao mundo helenístico. O curso pretende, em primeiro lugar, apresentar aos alunos os problemas teóricos da disciplina, bem como familiarizá-los com a análise dos diversos tipos de documentos disponíveis para o estudo do mundo antigo. Os alunos serão também convidados a refletir sobre os principais problemas abordados pelos historiadores do período e a formar seus próprios julgamentos a partir do estudo de fontes primárias, tanto textuais como arqueológicas. Pretende-se que, ao longo deste curso, os alunos: (1) sejam capazes de desenvolver uma visão crítica dos discursos contemporâneos sobre a Antiguidade; (2) tenham contato com os problemas discutidos pela historiografia nacional e internacional sobre o mundo antigo; (3) desenvolvam uma compreensão das estruturas econômicas, sociais, políticas e culturais das sociedades do Oriente Próximo antigo e dos mundos grego e helenístico, bem como de suas transformações ao longo do tempo; (4) familiarizem-se com os métodos da análise documental e com a diversidade de fontes sobre o período e (5) reflitam sobre as possibilidades analíticas, os temas de trabalho e as estratégias de ensino da História Antiga na sala de aula. O curso compreenderá atividades de organização e de apresentação de seminário, atividades de análise de livros didáticos e revisão dos conteúdos do ensino médio, conforme referências curriculares. I - Objetivos: C História do Mediterrâneo Antigo Subsidiar a discussão sobre as diferentes sociedades que se desenvolveram em torno do Mediterrâneo (sociedades mesopotâmicas, egípcia, hitita, grega, cartaginesa e romana) e formar o aluno no trabalho de análise de documentos escritos e de cultura material, dentro da perspectiva da história antropológica.