O objetivo da disciplina é pôr em discussão a abordagem sociológica de fenômenos cognitivos como o conhecimento e a ignorância, com abertura para o diálogo interdisciplinar com a epistemologia e a psicologia. Tem-se em vista, com isso, proporcionar aos alunos da pós-graduação contato com esquemas conceituais que permitam discutir, de maneira consequente, questões contemporâneas relacionadas à validação social das ideias, tanto as científicas como as de senso comum, bem como à circulação da desinformação (o que inclui as chamadas “fake news”, sem limitar-se a isso). A proposta do curso envolve não apenas reconstruir o que alguns autores canônicos da sociologia – como Durkheim, Simmel, Parsons e Schütz – disseram de relevante sobre esses temas, como também explorar a contribuição de sociólogos, historiadores, filósofos e psicólogos contemporâneos para a discussão dessa mesma constelação de problemas. Espera-se que, ao fim do curso, os alunos tenham uma ideia concreta de como a sociologia pode contribuir para compreender e explicar a circulação social do conhecimento e da ignorância, e quais são os potenciais e os limites da abordagem propriamente sociológica desse tipo de questão.