O curso tem como objetivo discutir a estrutura e as perspectivas do sistema financeiro internacional a partir das transformações de que foi objeto nos últimos trinta anos.
Estudar o sistema financeiro por suas funções e atividades, os diferentes mercados, suas estruturas em nível nacional e a configuração do sistema internacional deverá permitir que cada estudante compreenda a importância da intermediação financeira no conjunto da vida econômica e política.
Em decorrência dos processos de liberalização econômica, países estão cada vez mais interdependentes e as políticas adotadas em âmbito nacional podem ter impactos em outros países e no sistema inteiro.
Tendo em conta as políticas nacionais e estando os mercados financeiros interligados, que interesses se formam por agentes privados, governos, organizações internacionais? Como se resolvem eventuais conflitos?
Para além da análise do sistema e de sua evolução mais recente, o curso propõe que os estudantes reflitam sobre a governança econômica global.
Após uma breve revisão de conceitos de macroeconomia aberta, o curso apresenta os grandes participantes dos mercados financeiros, as autoridades financeiras e discute as diretrizes de política monetária e liberalização financeira.
Em seguida, com base no estudo de episódios de crises em países emergentes e desenvolvidos e das políticas implementadas frente a estas turbulências, são estudadas teorias e alternativas disponíveis aos governos nacionais, bem como perspectivas impostas à governança financeira global.