O curso foi projetado para analisar de forma interdisciplinar o problema do crime organizado transnacional e os desafios das políticas de controle em escala internacional. Serão utilizados modelos econômicos e da criminologia para explorar questões como a organização do crime, a relação crime organizado-terrorismo, o processo de transnacionalização dos mercados ilícitos e do crime, a carreira em organizações criminais e a estrutura e funcionamento dos principais mercados ilícitos globais, entre outros temas que serão abordados no curso. 

O curso está dividido em três módulos. Em cada parte, será destacada uma abordagem específica para a compreensão do processo de expansão do crime organizado e das estratégias públicas de controle e repressão. No primeiro módulo serão apresentados os conceitos fundamentais sobre o comportamento dos infratores, das organizações e redes criminais e dos mercados ilícitos. O segundo módulo analisará a magnitude e a dinâmica dos diferentes segmentos dos mercados ilícitos como o tráfico de drogas, armas e  pessoas, crimes cibernéticos, mineração e extração ilegal de madeira, lavagem de dinheiro, contrabando e falsificação de produtos. Por fim, o terceiro módulo pretende avaliar o papel das instituições de segurança e justiça e dos atores não estatais na definição das políticas públicas de controle e repressão ao crime organizado, às redes criminais e ao terrorismo. Nesse módulo analisaremos também os desafios e as oportunidades de cooperação jurídico-policial e os tratados internacionais relacionados. 

O objetivo desse curso é, resumidamente, apresentar os principais modelos interpretativos sobre as atividades ilícitas transnacionais e analisar seus diferentes impactos na sociedade.  Vamos também refletir sobre os desafios para a cooperação jurídica internacional em resposta ao problema e sobre as políticas públicas nas discussões e atividades do curso.