1) Ementa

Pretende-se discutir a avaliação e o monitoramento de políticas públicas, com ênfase em conceitos básicos, tipologias, metodologias e dimensões das práticas de avaliação de políticas públicas. A primeira parte do curso apresenta os conceitos básicos e a segunda procura aprofundar os desafios da avaliação e do monitoramento em diferentes áreas de políticas públicas.

 

2) Objetivos

Apresentação e discussão das possibilidades de avaliação e monitoramento de diferentes tipos de políticas públicas, com ênfase na avaliação de políticas sociais. Destaca-se que a avaliação é parte constitutiva do processo das políticas públicas e se relaciona de forma complexa com as fases de formulação e implementação das políticas públicas.

 

3) Critérios de avaliação

A avaliação dos alunos será realizada a partir de: atividades de discussão de textos em grupo, em sala de aula (30%), e uma avaliação final (70%).

A avaliação final consistirá em uma meta-avaliação de um programa selecionado, a ser validado previamente com a professora. O trabalho será realizado em grupo a partir de uma seleção de avaliações (no mínimo duas por programa escolhido) e de discussão crítica sobre os parâmetros e dimensões utilizados nessas avaliações. Além de um trabalho escrito, cada grupo fará uma breve apresentação oral em sala. A primeira versão do trabalho será enviada no dia das primeiras apresentações e deverá ser revista após os feedbacks recebidos em sala.

 

Média Final = (Textos em grupo*0,30) + (Avaliação Final*0,70)