O tradicional veículo de internacionalização dos negócios é a corporação multinacional. A empresa multinacional é aquela que (1) possui substancial investimento direto em países estrangeiros e (2) que está engajada em uma administração ativa de suas operações internacionais (Bartlett e Ghoshal, 1995). Esta definição está alinhada com aquela dada pela ONU que define empresa multinacional como aquela (a) compreendendo entidades em dois ou mais países, (b) que opera sob um sistema de tomada de decisão que permite políticas coerentes e uma estratégia comum através de um ou mais centros de tomada de decisão e (c) na qual as entidades estão tão relacionadas, seja por uma relação de propriedade, seja por outra forma, que uma ou mais delas podem ser capazes de exercer uma influência significativa sobre as atividades das demais e, em particular, compartilhar conhecimento, recursos e responsabilidades com outros (United Nations, 1983). O objetivo da disciplina é oferecer aos participantes a teoria e os modelos conceituais que suportam as estratégias e a formas de inovação em empresas bem sucedidas que atuam em múltiplos mercados internacionais. Empresas que atuam em múltiplos mercados internacionais elaboram e implementam estratégias e modelos de gestão que atendem às necessidades de cada mercado internacional, além de desfrutar das vantagens de escala e do conhecimento proporcionado pela sua atuação global. Especificamente a disciplina objetiva proporcionar aos participantes: a) Uma compreensão crítica acerca das principais teorias e modelos em estratégia e gestão em corporações multinacionais; b) Um entendimento sobre o processo de inovação em corporações multinacionais e sobre a importância de sua administração; c) Uma capacidade para internalizar e discutir as principais abordagens, conceitos e técnicas relacionadas com a estratégia e a gestão da inovação em corporações multinacionais; d) Um estímulo e condições apropriadas para o desenvolvimento de estudos, competências e pesquisas nesta área; e) Uma habilidade crítica para apreciar a aplicabilidade do material apresentado na situação atual das empresas brasileiras.