A disciplina será uma introdução aos estudos da educação, por meio do debate de alguns conceitos básicos, como a própria concepção de educação, o entendimento das finalidades da instituição escolar, os processos de ampliação da escolarização básica e da qualidade do ensino. O enfoque das atividades será sócio-histórico, referente às instituições de ensino em geral, bem como à educação como prática das várias sociedades historicamente constituídas, além das finalidades sociais do ensino das ciências naturais.

Esse debate será ampliado no decorrer do curso, no âmbito de outras disciplinas, de forma a compor um quadro cada vez mais abrangente da problemática educacional brasileira e das propostas de melhoria da qualidade do Ensino Fundamental, aspectos muito importantes no processo da formação do futuro professor.

Os procedimentos didáticos utilizados serão variados, incluindo a exposição oral da professora e dos(as) alunos(as), debates em classe, leituras em aula, visita a museu, projeção de trechos de filmes, respostas a questões, trabalhos individuais e em grupo. A leitura prévia que o(a) aluno(a) deverá realizar será muito importante para o desenvolvimento das atividades da aula.