O objetivo do curso é explorar as relações entre opinião pública e política externa oferecendo aos alunos a oportunidade de se familiarizar com a literatura sobre o tema e, simultaneamente, usar esse conhecimento para produzir um artigo utilizando os bancos de dados disponíveis, em particular a pesquisa comparada, Brasil, as Américas e o Mundo: Política Externa e Opinião Pública.


O curso será orientado para a realização de atividades práticas (com bases de dados de pesquisas de opinião pública) e oferecerá uma visão geral dos  principais modelos interpretativos sobre como a opinião pública  se forma, qual o papel das instituições  e das lideranças políticas e sociais na sua formação e qual seu provável impacto sobre a ação externa dos governos. Ao mesmo tempo, os alunos serão apresentados às principais pesquisas sobre o assunto feitas no Brasil e no exterior e terão oportunidade de aprender a trabalhar com os bancos de dados de surveys de forma prática.

Desenvolvimento da disciplina


A disciplina será desenvolvida por meio de aulas, conferências de especialistas, seminários realizados por alunos e sessões no laboratório de informática sobre a utilização de bancos de dados de pesquisas de opinião sobre política externa. Nas sessões do laboratório de informática será utilizado o software Stata.