Objetivos:

Estudar a contabilidade, o orçamento público e a administração financeira como instrumentos da Gestão de Políticas Públicas executadas através das inúmeras e diversas entidades que compõem o contexto das políticas públicas no país, suas principais articuladoras.

As aulas com foco na contabilidade e administração financeira permitirão ao participante a compreensão e a análise do processo contábil de entidades da iniciativa privada e da pública. Possibilitarão, também, o estudo dos princípios e dos procedimentos contábeis e financeiros básicos tendo em vista capacitar o futuro Gestor de Políticas Públicas a dialogar com responsáveis pela elaboração e divulgação das informações contábeis nestas entidades. Desenvolverá, assim, a capacidade de realizar a análise de desempenho econômico, financeiro e fiscal das entidades articuladoras de políticas públicas.

A disciplina abre caminho para os participantes que têm interesse em aprofundar conhecimentos e experiências com os seguintes temas: contabilidade pública, finanças públicas, orçamento público, arrecadação pública, gastos públicos, eficiência dos gastos públicos, qualidade dos gastos, entre outros. Os estudos nesta disciplina complementam os conhecimentos dos alunos e analistas de políticas públicas para a gestão do orçamento público e as avaliações da Qualidade do Gasto Público, relacionados aos aspectos da eficiência, da eficácia e da efetividade dos recursos financeiros (orçamentários e patrimoniais) na realização das políticas públicas dos atores nacionais.