PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

 

PROGRAMA COMPLETO DE DISCIPLINA A SER ADOTADO NA NOVA ESTRUTURA CURRICULAR DE 2015

 

Unidade: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Curso: Licenciatura

Depto: Música

1. Disciplina: Etnomusicologia

2. Código: 5970388 

3. Semestral    

4. Anual            

5. Obrigatória    

6. Optativa         

7. Disciplina Pré-Requisito: não há

Código

Disciplina

Requisito Forte

Requisito Fraco

Em Conjunto

 

 

 

 

8. Créditos:       04

a) aula:       04

b) trabalho:      00

c) total:      60 h

9. Semestre Ideal:

10. Nº máximo de alunos por turma: 40

11. Objetivos:

Estudo da diversidade musical através do texto e do contexto em que se inserem as diferentes tradições. Visando uma preparação mais realista do aluno, a etnomusicologia pode ser entendida como uma antropologia musical, e não se restringe ao estudo das manifestações musicais de tribos indígenas ou práticas afro-brasileiras. A moderna etnomusicologia estuda a música em seu contexto: tanto o rap da periferia, o funk, como também os nichos onde se desenvolvem atividades musicais bem mais próximas à realidade urbana neoliberal. Que figuração social produz cada gênero musical? Quais as relações de interdependência? O que leva indivíduos a fazerem parte desta ou daquela fraternidade musical? Quais os mecanismos de autocoerção que se transformam numa segunda natureza inquestionável? São reflexões principalmente da História Cultural, da Sociologia e da Antropologia, inseridas no universo musical.

12. Programa Resumido:

Introdução à História Oral, História Cultural, Sociologia e Antropologia; indústria cultural e produções independentes; organização e transmissão de conhecimentos musicais; crítica do etnocentrismo; hibridação; tradições não-grafocêntricas; redes culturais; Etnomusicologia na Pedagogia Musical.

13. Programa:

Introdução ao curso (Elementos de História Cultural, História Oral, Sociologia e Antropologia);

Pesquisa de tradições musicais do mundo;

A organização sonora de cada grupo cultural e a maneira pela qual se transmitem tais conhecimentos;

Contextualização e aplicação de métodos de ensino e aprendizagem empregados por diferentes sociedades;

Crítica do etnocentrismo e estudo da interculturalidade;

Estudo de tradicões musicais não grafocêntricas;

Estudo da rede de costumes, ritos, crenças que estão por trás de cada tradição musical, sem a predominância do valor artístico sobre o cultural;

Reconstrução de repertórios para convertê-los em algo vivo;

Criar pontes entre a etnomusicologia e os sistemas pedagógico-musicais no âmbito escolar;

Estudo dos vocabulários específicos.

14. Métodos utilizados:

Aulas expositivas dialogadas, Escrita etnográfica, Fichamentos e Estudo de texto, Pesquisa de campo, Seminários, Transcrição, Vídeos e audições

15. Atividades discentes:

Aulas práticas e aulas teóricas, seminários, fichamentos, estudo de texto, pesquisa de campo, transcrições

16. Carga horária semestral: 180 h

Aulas teóricas:            40H

Aulas práticas:          20H

Seminários:

Outros:        

17. Carga horária anual:

Aulas teóricas:          

Aulas práticas:       

Seminários:

Outros:       

18. Critérios de avaliação de aprendizagem:  assiduidade, pontualidade, observação da participação do aluno em aula, avaliação de trabalho de transcrição e pesquisa de campo, avaliação de relatórios individuais, fichamentos e seminários

19.      Normas de recuperação (critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalhos):

A recuperação deixará de ser oferecida, por motivos operacionais, de acordo com a resolução COG-3583, Artigo 3º e parágrafo 1º , de 29.09.89.

20. Bibliografia:

ANDRADE, Mário de. Dicionário musical brasileiro. Coordenação: Oneyda Alvarenga, Flávia Toni. São Paulo, IEB-USP e EDUSP, 1989

ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a música brasileira. 3ª ed., São Paulo, Livraria Martins Editora, Brasília, INL, 1972.

ARANTES, Antonio Augusto.  O que é cultura popular? São Paulo, Editora Brasiliense, 1986

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é folclore? São Paulo, Editora Brasiliense, 1988

BURKE, Peter. Cultura popular na Idade Moderna. Tradução de Denise Bottmann. São Paulo, Cia das Letras, 2010

BORN, Georgina e HESMONDALGH, David. Western music and its others. Los Angeles, University of California Press, 2000

CASTILLA, Rafael. El Papel de la Etnomusicología en la Educación y en la Gestión de las Políticas Culturales. In HAOL, Núm. 23 (Otoño, 2010), 85-97

DENORA, Tia. Beethoven and the construction of genius. Los Angeles, University of California Press, 1995

ELIAS, Norbert. Mozart: sociología de un genio. Barcelona, Ediciones 62 S.A., 1991

FERREIRA, Marieta de Moraes (org.). História oral: desafios para o século XXI. Organizado por Marieta de Moraes Ferreira, Tania Maria Fernandes e Verena Alberti. Rio de Janeiro, Editora Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz / CPDOC - Fundação Getulio Vargas, 2000

GUÉRIOS, Paulo Renato. Heitor Villa-Lobos: o caminho sinuoso da predestinação. Rio de Janeiro, FGV, 2003

HADDAD, Gisele. Orquestra sinfônica de Ribeirão Preto (sp): representações e significado social. Dissertação (Mestrado em Música). São Paulo Unesp, Instituto de Artes, 2009

LAPLANTINE, François. Aprender Antropologia. São Paulo, Ed. Brasiliense, 2003

LAPLANTINE, François. La description ethnographique. Paris, Ed. Armand Colin, 2010

LARAIA, Roque de Barros. Cultura, um conceito antropológico. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 2001

LEHMANN, Bernard. L’orchestre dans tous sés éclats: ethnographie des formations symphoniques. Paris, Éditions La Découverte, 2005

MERRIAM. Alan. The anthropology of music. Nortwestern University Press, 1964

OLIVEIRA PINTO, Tiago de. "Som e música". In Revista de Antropologia, São Paulo, USP, 2001, v. 44 nº 1.

PELINSKI, Ramón. Etnomusicología en la edad posmoderna. 1997, Disponible sur http://www.candela.scd.cl/docs/pelinski.htm (acesso em 29/11/2010)

PICHONERI, Dilma Fabri Marão. Músicos de orquestra : um estudo sobre educação e trabalho no campo das artes. Dissertation de Maîtrise, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Campinas, SP, 2005. Disponible sur < http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000380388> (accès en 28/12/2010)

SIQUEIRA, Andrea Siomara de. Música e vida social: sentidos do Festival de Inversno de Campos do Jordão para músicos da comunidade. Dissertação de Mestrado, Instituto de Psicologia da USP. São Paulo, 2009

TRAVASSOS, Elisabeth. Perfis culturais de estudantes de música. In Actas del IV Congresso Latinoamericano de la AIEMP. Disponível em http://www.hist.puc.cl/historia/iaspmla.html (acesso em 30/11/2010)

VIANNA, Letícia. O caso do registro da viola-de-cocho como patrimônio imaterial. In Sociedade e Cultura, v. 8, n. 2, lul/dez 2005, p. 53-62. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2005

20.1. Áudio-visual (sugestões):

ANDRADE, Mário de. Missão de Pesquisa Folclóricas: acervo sonoro e iconográfico em 6 CDs + encarte. CCSP e SESC,  2006

CERQUEIRA, Vera Lúcia Cardim (org.). Missão de Pesquisas Folclóricas: cadernetas de campo. São Paulo, Associação Amigos do Centro Cultural São Paulo, 2010

FERRAZ, ISA GRINSPUM. O povo brasileiro. Brasil, TV Cultura/ GNT/ FUNDAR, 2000

HART, Mickey e JABBOUR, Alan. The Dicoteca Collection. The Library of Congress, Endangered Music Project, 1997

Paisagem cultural do café:

PAULA Daniel de.  Um Brasil de Viola. Cuiabá (MT). Vídeo patrocinado pela Bolsa Funarte de Produção Crítica sobre as Interfaces dos Conteúdos Artísticos e Culturas Populares. Direção: Cacai Nunes.

Roda-viva (TV Cultura)

TV Escola (videoteca): http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=category&layout=category&Itemid=98

21. Professor responsável: Marcos Câmara de Castro