São muitos os exemplos de insucesso das organizações nas suas relações com o mercado nacional. Falta de pesquisas, erros em posicionamento, em políticas de preços, de comunicações, de canais de distribuição, de produtos e até de volumes de produção, entre diversos outros, são comuns. Refletem a ausência de harmonia nas atividades de marketing. Por outro lado, na arena internacional, ou seja, para exportação de produtos produzidos no Brasil, fala-se em acesso a mercados, em marca Brasil, em propaganda internacional, como se fossem as únicas coisas que estão faltando para aumentar as exportações brasileiras. Fala-se em adicionar valor.

No entanto, para isto é necessário planejar. Com a mudança do ambiente trazendo a globalização dos mercados, as organizações têm expandido sua atuação. Fronteiras vão gradualmente sendo reduzidas e as corporações são cada vez mais especializadas nas suas atividades-fim, demandando mais relações contratuais nacionais e internacionais, seja para obtenção dos seus suprimentos como na distribuição de seus produtos ou serviços. Portanto, o planejamento e gestão estratégica das organizações tornou-se crucial para a implantação, desenvolvimento e sustentabilidade dessas empresas nas suas redes produtivas.

Objetivo Geral da Disciplina:  Enriquecer a visão do planejamento estratégico dirigido ao mercado, feito de forma a inserir a visão de métodos aplicados (frameworks).

 

Objetivos Específicos da Disciplina:

  • Desenvolvimento do conceito e diferentes visões do planejamento e gestão estratégica;
  • Entender métodos de análise do macroambiente e os impactos para a gestão das empresas; Entender métodos para análise interna e definição dos objetivos;
  • Buscar ferramentas de planejamento de produto, canais de distribuição, força de vendas, comunicação e preços;
  • Entender as ferramentas aplicadas para a melhor gestão de projetos;
  • Enriquecer teoricamente a construção de métodos aplicados de planejamento e gestão;
  • Inserir a visão de networks;
  • Treinamento no método de casos de Harvard.

 

There are many examples of the failure of organizations in their relations with the national market. Lack of research, errors in positioning, pricing policies, communications, distribution channels, products and even production volumes, among many others, are common. They reflect the lack of harmony in marketing activities. On the other hand, in the international arena, that is, for export of products produced in Brazil, there is attention towards access to markets, Brazil brand, international advertising, as if they were the only things that are missing to increase Brazilian exports. There is a trend to talk about adding value.

However, for this to happen it is necessary to plan. With the change of the environment bringing globalization of markets, organizations have expanded their performance. Borders are gradually being reduced and corporations are increasingly specialized in their core-activities, demanding more national and international contractual relations, both to obtain their supplies and to distribute their products or services. Therefore, the strategic planning and management of organizations has become crucial for the deployment, development and sustainability of these companies in their productive networks.

Course General Objective: To enrich strategic planning and management vision, demand-driven organizations and study/develop methods for strategic planning and management in the vision of a company as a network.

 

Specific Objectives of the Discipline:

  • Development of the concept and different perspectives on strategic planning and management;
  • Understand methods of macro-environmental analysis and the impact to management;
  • Understand methods for internal analysis and goal establishments;
  • Look for planning and management tools concerning strategic decisions;
  • Understand tools and methods applied for managing projects selected from the strategic planning;
  • To theoretically enrich the construction of strategic planning and management methods inserting a company network approach;
  • Harvard Case Study Training.