1. Propiciar aos alunos de pós-graduação em educação, stricto sensu, reflexões e análises acerca da formação pedagógica do docente para a educação superior por meio do desenvolvimento de bases teórico-metodológicas, no qual emerge o sentido e o papel social da universidade pública brasileira. 2. Contextualizar a docência universitária no que diz respeito à politicas, identidade e profissionalização, bem como caracterizar a matriz organizativa dos saberes dos professores relacionados ao campo didático e pedagógico. 3. Identificar e compreender as diferentes tendências e/ou abordagens pedagógicas, seus impactos na didática, no currículo, bem como seus limites e possibilidades enquanto norteadoras do processo de ensino-aprendizagem universitário, no contexto atual. 4. Identificar e apreender a sala de aula universitária como um espaço multidimensional, de exercício de práticas social e cultural, de construção de conhecimentos e culturas por diferentes atores em interação. 5. Compreender a importância da organização da prática didática universitária, os diferentes níveis de planejamento relacionados a essa organização, bem como os elementos do processo de ensino. 6. Investigar e discutir as atuais perspectivas da pesquisa na área de formação de professores para a educação superior.