O curso será ministrado pela Profa. Dra. Erica Durante, das 9 às 13 horas, na sala 260 (dia 3), 262 (dia 5) e 260 (dia 7). O Curso será ministrado em Francês. 

  • Esse curso se inscreve em uma problemática contemporânea que leva em conta o impacto do processo de globalização sobre a literatura internacional dos trinta últimos anos.
  • Segundo um eixo de literatura geral e comparada, particularmente pertinente sob os olhos do contexto internacional de produção aqui observada, este curso pretende fornecer aos estudantes algumas chaves para compreender a produção romanesca contemporânea, em termos ao mesmo tempo históricos, culturais e literários.
  • Com esse fim, o curso constrói-se em três encontros de quatro horas, que levarão em conta, respectivamente, os seguintes eixos metodológicos : 1) a tradição da escritura sobre a descoberta e a construção do mundo como um todo ; 2) a análise literária comparada ; 3) a teoria literária que surge para responder aos paradigmas que definem essa produção romanesca contemporânea ligada ao contexto e ao processo de globalização.