Estratégia pode ser pensada como o delineamento de um território no qual uma organização procura ser única, e a evolução de uma ideia central por meio da mudança contínua das circunstâncias. Mas a própria natureza da estratégia e da administração estratégica está mudando rapidamente, em organizações privadas, públicas, com ou sem fins lucrativos. As organizações enfrentam cada vez mais competição e oportunidades em mercados emergentes, frequentemente por meio do desenvolvimento tecnológico no mundo inteiro. Todo mundo quer reagir rápido, aproveitar as oportunidades antes e se livrar dos competidores de maneira mais definitiva. A noção de planos estratégicos rígidos previstos para um horizonte de cinco anos está tornando-se obsoleta.

 

O curso irá estimular o processo de desenvolvimento da estratégia sob a perspectiva do gestor sênior. Uma visão histórica do campo será apresentada e processos contemporâneos de formulação da estratégia serão introduzidos e demonstrados durante o curso. Atividades incluindo análise do ambiente e do contexto, avaliação das competências internas e sua conexão apropriada com a visão, a missão e os objetivos de uma organização serão realizadas, incluindo a análise do desempenho histórico. Haverá a ênfase na combinação de teoria e prática dos aspectos relevantes do desenvolvimento da estratégia. A conexões entre a estratégia das unidades de negócio com as decisões de processo, gestão de pessoas, finanças, marketing e vendas serão estimuladas.

 

O pensamento estratégico tem uma conexão com objetivos militares em seu início, há um longo tempo. Na metade do século XX, a noção de desenvolvimento de uma estratégia abrangente emanou da academia, das firmas de consultoria e de grupos de interesse, com desenvolvimento acelerado nas últimas duas décadas. Assim, o curso irá enfatizar a dinâmica da estratégia corporativa combinando seminários, leituras de textos contemporâneos e casos desenvolvidos pelos próprios alunos para ilustrar componentes chave do curso.

 

Os materiais do curso são selecionados a partir de publicações mais especializadas como a Harvard Business Review, GV-Executivo, além de fontes de caráter mais acadêmico. Também será adotado um livro texto para orientar a estrutura e os tópicos da discussão..