Objetivos
Os alunos dessa disciplina serão capazes de:
1. Analisar o processo de ensino-aprendizagem e identificar os fatores que podem torna-lo mais eficiente.
2. Desenvolver habilidades de falar em público.
Justificativa
O ensino superior vem experimentando um crescimento muito grande e a demanda por docentes qualificados para a atividade de ensino têm aumentado. O PPGAO procura equilibrar a formação do pesquisador com a formação pedagógica adequada para os seus alunos.
Conteúdo
O que é didática?
O processo de ensino aprendizagem
• Objetivos de ensino
• Planejamento de ensino
• Escolha de conteúdo
• Métodos de ensino
• Procedimentos didáticos
• Avaliação de ensino
O aluno
• Processo de aprendizagem
• Processo de motivação
• Processo de retenção de aprendizagem
• Como o aluno aprende
Elaboração da ementa de um curso.
Elaboração de apoios visuais
Técnicas de apresentação
O que já sabemos que é um bom professor
Método de Ensino
O curso tem o objetivo de desenvolver de habilidades. O método de ensino escolhido é ativo. O aluno tem um papel importante no processo de aprendizagem. O conteúdo selecionado será apresentado aos alunos através de breves apresentações realizadas pelos próprios alunos e que serão filmadas e analisadas dentro do contexto de microensino. Os alunos irão elaborar questões de avaliação para testar com a classe e uma ementa. Identificaram o estilo de aprendizagem da classe e identificaram procedimentos didáticos adequados para cada caso.
Forma de Avaliação
A avaliação será realizada pela participação dos alunos nas atividades de sala, nesse sentido a frequência terá impacto na avaliação, assim como o atraso na entrega das atividades. As apresentações realizadas pelos alunos não serão avaliadas, será considerada somente a participação. As outras atividades como elaboração das questões e análise, assim como a ementa serão avaliadas.
- Docente: Gilberto Tadeu Shinyashiki