Objetivos

Os alunos dessa disciplina serão capazes de:

1.         Analisar o processo de ensino-aprendizagem e identificar os fatores que podem torna-lo mais eficiente.

2.         Desenvolver habilidades de falar em público.

 Justificativa

 O ensino superior vem experimentando um crescimento muito grande e a demanda por docentes qualificados para a atividade de ensino têm aumentado. O PPGAO procura equilibrar a formação do pesquisador com a formação pedagógica adequada para os seus alunos.

 Conteúdo

 O que é didática?

O processo de ensino aprendizagem

• Objetivos de ensino

• Planejamento de ensino

• Escolha de conteúdo

• Métodos de ensino

• Procedimentos didáticos

• Avaliação de ensino

O aluno

• Processo de aprendizagem

• Processo de motivação

• Processo de retenção de aprendizagem

• Como o aluno aprende

Elaboração da ementa de um curso.

Elaboração de apoios visuais

Técnicas de apresentação

O que já sabemos que é um bom professor

 Método de Ensino

 O curso tem o objetivo de desenvolver de habilidades. O método de ensino escolhido é ativo. O aluno tem um papel importante no processo de aprendizagem. O conteúdo selecionado será apresentado aos alunos através de breves apresentações realizadas pelos próprios alunos e que serão filmadas e analisadas dentro do contexto de microensino. Os alunos irão elaborar questões de avaliação para testar com a classe e uma ementa. Identificaram o estilo de aprendizagem da classe e identificaram procedimentos didáticos adequados para cada caso.

 Forma de Avaliação

 A avaliação será realizada pela participação dos alunos nas atividades de sala, nesse sentido a frequência terá impacto na avaliação, assim como o atraso na entrega das atividades. As apresentações realizadas pelos alunos não serão avaliadas, será considerada somente a participação. As outras atividades como elaboração das questões e análise, assim como a ementa serão avaliadas.


e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP