Objetivos :

Muitos gerentes e organizações reconhecem que uma fonte critica de vantagem competitiva é ter um sistema efetivo para obter, mobilizar e gerenciar os recursos humanos da organização. As mudanças demográficas na força de trabalho, a forte competição global, experimentos com novos desenhos organizacionais, as políticas publicas dedicadas aos temas da força de trabalhou e a realidade das mudanças organizacionais continuas tem feito a GRH aumentar a importância para as organizações. 

Apesar de gerentes e organizações reconhecerem a importância de gerenciar pessoas efetivamente e até sabem quais são as abordagens efetivas, é notável o número de empresas que falham ao implementar a análise e as práticas de HRM efetivas

O curso tem dois grandes eixos: o primeiro é entender o papel da função RH e  pensar sistêmica e estrategicamente sobre a gestão de pessoas. O segundo é entender as políticas e práticas de GRH e como desenha-las e implementa-las para construir a vantagem competitiva pelas pessoas.

Como é uma disciplina obrigatória, a disciplina vai adotar uma perspectivas de gerente geral e não de especialista de RH e vai abordar os tópicos mais na perspectiva estratégica, considerando como GRH pode contribuir para o desenvolvimento da vantagem competitiva.

O curso será dividido em 4 partes:

  1. A estratégia empresarial e a importância do alinhamento com as praticas de RH para que sejam internamente consistentes e produzam os comportamentos e competências necessárias para que a estratégia funcione.
  2. Abordagem das principais atividades no sistema de RH (planejamento e recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento e gestão de desempenho - as atividades de remuneração , benefícios, carreira, relações do trabalho e tópicos específicos serão abordadas na disciplina RH2. A abordagem será na compreensão de como essas atividades de GRH podem contribuir para a realização da vantagem competitiva.
  3. Analise das competências necessárias dos profissionais de RH e das características de um departamento de RH efetivo.
  4. Compreensão da pesquisa realizada em GRH e a aplicação para os profissionais da área.

Ao final da disciplina, você deve:

  1. Demonstrar compreensão do papel da GRH nas organizações,
  2. Pensar sistematicamente sobre como as forças do ambiente externo modelam as atividades de GRH e o alinhamento entre todas as variáveis,
  3. Ser capaz de avaliar como abordagens especificas de GRH podem ser utilizadas para facilitar a realização dos objetivos e estratégias organizacionais. 

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP