O objetivo dessa disciplina é refletir sobre a posição do pesquisador como alguém que busca ordenar experiências inquietantes de desregramento e ruptura com o conhecimento pré-estabelecido, em um sistema teórico-empírico coerente que lhe confere inteligibilidade. O processo de construção de conhecimento será discutido como um processo afetivo de cognição da realidade, empreendido pela corporeidade do pesquisador que elabora ativamente diversos sentidos em suas relações com os outros no mundo. Dentre esses sentidos estão aqueles que são ativamente inseridos no campo da produção acadêmico-científica. Diversas camadas da experiência pessoal se engendram no processo de construção de conhecimento: desde dimensões pré-pessoais (orgânico-corporais) até as relações que o pesquisador estabelece com a sociedade e demais agências de seu mundo vivido. As reflexões aqui focalizadas dizem respeito à noção de multiplicação dialógica, proposta no âmbito do construtivismo semiótico-cultural em psicologia, visando lidar com questões teórico-metodológicas relativas à diversidade do conhecimento psicológico e sua gênese cultural.