O curso Elementos e Estratégias para o Ensino de Física é o primeiro do bloco de instrumentalização para o ensino. Desta forma, ele é o contato inicial com a área de Ensino de Física. Isso faz com que sua estrutura e forma de funcionamento seja diferente das disciplinas da Faculdade de Educação (Didática, Política e Organização do Ensino e Psicologia da Educação) e das disciplinas de conteúdo específico. Seu foco está na intersecção entre Física, Educação e outras disciplinas auxiliares, como a Epistemologia, as Ciências Cognitivas, a Psicologia e a História. O objetivo central do curso é dar subsídios para a reflexão e análise de diferentes estratégias de ensino em relação a diferentes objetivos educacionais estabelecidos. Ele é dividido em duas partes. Na primeira são apresentados os fundamentos ou elementos do Ensino de Física, que são divididos em três blocos. 1 – Epistemologia da Física: aborda as características e fundamentos do conhecimento físico. 2 – Filosofia da Educação: questiona as razões do processo educativo. 3 – Abordagens ao Ensino: unindo os dois pontos anteriores, discute diferentes abordagens para o conhecimento físico em práticas escolares. Na segunda parte do curso são debatidas as diferentes estratégias de ensino. O objetivo principal é fazer com que os graduandos percebam que há diferentes formas de ensinar por os contextos e objetivos educacionais poderem ser bastante variados. Entre elas abordamos: 1 – Resolução de Problemas; 2 – Experimentação Investigativa; 3 – Atividades Lúdicas e Jogos; 4 – Leitura e Produção de Textos em Sala de Aula; 5 – Produções Culturais; 6 – Tecnologias da Informação e Comunicação; 7 – Visitas a Espaços não Formais de Ensino.