Geral: Assegurar aos estagiários a vivência em instituições de educação infantil e capacitá-los para uma análise crítica do seu funcionamento, de sua especificidade e de suas práticas pedagógicas, bem como do processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças na faixa dos 0 aos 6 anos de idade. Específicos: 1. Articular o conhecimento teórico à prática pedagógica. 2. Promover a reflexão sobre as implicações éticas da inserção na instituição de educação infantil, na condição de estagiário, bem como sobre a perspectiva dos direitos dos diferentes atores institucionais. 3. Levar o aluno a analisar: a) o projeto pedagógico da instituição, com especial atenção para suas concepções de educação, infância e família. b) As rotinas de cuidado e educação na instituição, relacionando-as com sua estrutura física e organizacional, com a formação de seus profissionais e com seu projeto pedagógico. c) A relação instituição-família e as diferentes formas de interação que se dão no âmbito da instituição: criança-criança, criança-adulto, adulto-adulto. d) A integração de conhecimentos oriundos das diferentes metodologias de ensino na prática dos educadores. 4. Capacitar o aluno para realizar um diagnóstico institucional, propor e iniciar a implantação de um projeto de intervenção na instituição.