 How are the United States and China intersecting in Latin America?

O surgimento de tecnologias transformadoras nos países avançados – com destaque para a Inteligência Artificial – provocam mudanças profundas na dinâmica das economias e tornam ainda mais incerto o ambiente em que as decisões são tomadas pelas pessoas, por empresas e governos, em especial nos países em desenvolvimento.

A combinação da crise gerada pelas alterações do clima, a instabilidade geopolítica decorrente da invasão da Ucrânia pela Rússia e da guerra de Israel contra o Hamas e o avanço acelerado de novas tecnologias, aumenta a incerteza no cenário mundial e os riscos de impactos sociais negativos irreversíveis, a começar pela corrosão da democracia.

As novas tecnologias de base digital avançam, ao mesmo tempo, como fonte de esperança e de ameaça para o desenvolvimento econômico e social. A resolução de problemas históricos dos países em desenvolvimento – como o saneamento, educação, saúde, água potável, energia, mobilidade urbana, segurança e outros – dependem cada vez mais da capacidade política dos países reagirem para conter as novas ameaças. Se conseguirem responder com inovação e expansão das fronteiras do conhecimento poderão aproveitar as janelas de oportunidade que as novas tecnologias oferecem.

Para países como o Brasil, é vital responder e se preparar rapidamente, não somente para diminuir o gap que nos separa das economias avançadas, como também para impedir que os problemas sociais sejam ampliados, como a destruição de empregos, o aumento da fragmentação social, a segregação racial, a exacerbação de conflitos éticos e a erosão da democracia.

Este curso pretende explorar os impactos sociais transformadores da IA, com ênfase em seus potenciais benefícios, riscos e suas implicações ética que, direta ou indiretamente, modulam as interações sociais, o mundo da  cultura, da economia e do trabalho.

O curso tem por objetivo ajudar alunas e alunos a: (i) Explicar conceitos fundamentais da IA ​​em suas diferentes modalidades; (ii) Analisar as transformações sociais, econômicas, políticas e culturais provocadas pela IA; (iii) Avaliar implicações éticas colocadas pela IA, a partir da disseminação de preconceitos e da desinformação; (iv) Desenhar caminhos para potenciais benefícios e alertar sobre os riscos da IA e contribuir para a elaboração de políticas públicas; (v) Compreender o cenário de evolução de políticas e da regulamentação em torno da IA; (vi) Desenvolver perspectivas informadas sobre o futuro da IA ​e seu lugar no desenvolvimento dos países.