Este curso pretende introduzir os conceitos, esquemas teóricos e concepções de sociologia elaborados pelas principais correntes do pensamento sociológico norte-americano nos três primeiros quarteis do século XX. Introduzindo e discutindo elementos centrais do conhecimento sociológico, o curso corresponde a uma etapa formacional fundamental para futuros pesquisadores e professores que atuarão no Ensino Médio e Superior.

O curso está dividido em uma introdução histórica e quatro núcleos temáticos. A introdução apresenta os debates sociais, políticos e filosóficos que embasaram o desenvolvimento e consolidação da sociologia nos Estados Unidos no início do século XX. Os quatro núcleos temáticos debruçam-se sobre desenvolvimentos teóricos, metodológicos e empíricos da sociologia estado-unidense, selecionados por sua relevância. O primeiro cobre o esquema conceitual do estrutural-funcionalismo, que estabelece as coordenadas para a discussão teórica posterior. Os dois núcleos seguintes debruçam-se sobre concepções alternativas sobre a dinâmica social e o fazer sociológico, respectivamente, o interacionismo simbólico desenvolvido em Chicago, a etnometodologia e a abordagem dramatúrgica de Goffman, em uma tentativa de conectar a interação com a produção de ordens sociais. O último núcleo introduz a sociologia histórica estadunidense e seu interesse no confronto político. Com eles, serão apresentadas diferentes formas de produzir teorias e abordar sociologicamente questões sociológicas relevantes.