Objetivos Gerais
- Compreender o processo histórico que levou à constituição e institucionalização da psicologia científica e os principais conceitos propostos pelas diferentes perspectivas psicológicas;
- Caracterizar e diferenciar os diversos saberes (as diversas correntes filosóficas e científicas) que, ao longo do tempo, deram origem a conceitos, termos e práticas referentes à área psicológica e que em parte ainda são utilizados pela psicologia contemporânea.
Objetivos Específicos
- Desenvolver o senso da temporalidade: a compreensão de que o conhecimento e a atuação decorrente sempre se inserem num dado contexto e espaço temporal;
- Reconhecer os diferentes eixos estruturantes dos saberes psicológicos em diferentes gêneros de conhecimento, ao longo do tempo;
- Reconhecer as inserções dos conceitos psicológicos utilizados pela ciência contemporânea em seus universos, contextos socioculturais de origem;
- Analisar a construção do projeto de psicologia científica no âmbito das filosofias da Idade Moderna e as influências do nascimento da ciência moderna;
- Analisar as origens da psicologia científica e a diversidade de cada proposta elaborada ao longo dos séculos XIX e XX, em termos de definição de objetos e de métodos, a luz do clima cultural e científico da época e dos paradigmas epistemológicos vigentes.
- Desenvolver consciência dos paradigmas psicológicos em pauta no campo da pesquisa cientÍfica em psicologia, de atuação profissional e nas instituições onde tal atuação se insere; assim como discernir os diferentes paradigmas psicológicos que pautam outros fazeres (levando-se em conta o pluralismo da psicologia contemporânea).- Docente: Fernanda Aguillera