1.1 Propiciar aos estudantes de pós-graduação em educação e demais áreas, stricto sensu, reflexões e análises acerca da formação pedagógica do docente para a educação superior por meio do desenvolvimento de bases teórico-metodológicas, no qual emerge o sentido e papel social da universidade pública brasileira. 1.2 Analisar as repercussões da universidade operante no processo formativo. 1.3 Contextualizar a docência universitária no que diz respeito à políticas e profissionalização; caracterizar a matriz organizativa dos saberes profissionais dos professores relacionados ao campo didático e pedagógico; analisar as repercussões da pós-pandemia (COVID-19) no ensino universitário. 1.4 Analisar a condição do pós-graduando tendo em vista as questões postas pela política educacional e condições materiais advindas da sociedade contemporânea. 1.5 Compreender as diferentes tendências e/ou abordagens pedagógicas, seus impactos no currículo para a educação superior no contexto atual, bem como seus limites e possibilidades enquanto norteadoras do processo de ensino-aprendizagem universitário. 1.6 Identificar e apreender a sala de aula universitária como um espaço multidimensional, de exercício de práticas sociais e culturais, de construção de conhecimentos e culturas por diferentes atores em interação. 1.7 Analisar as Diretrizes Curriculares de Graduação, nas diferentes áreas do conhecimento e sua relação com o Projeto Pedagógico de Curso. 1.8 Compreender a importância da organização da prática didática universitária, os diferentes níveis de planejamento e avaliação relacionados à reconfiguração de saberes no ensinar e aprender. 1.9 Discutir, no contexto da formação didático-pedagógica, as atuais perspectivas da pesquisa na área de formação de professores para a educação superior, bem como a Preparação Pedagógica no contexto do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE).