Descrição do curso

Este curso foi planejado e desenhado para desenvolver a competência e confiança dos/as participantes como aprendizes autônomos/as. 

Para isso, é construído a partir de percurso composto por um conjunto de atividades de aprendizagem, em uma sequência lógica e de complexidade crescente, relacionada com a competência de planejar, elaborar, implementar projetos de pesquisa em temáticas relacionadas à contabilidade, portanto inicialmente com foco no processo, mas visando a conclusão desse projetos em produtos, monografias e/ou artigos, que possam ser disseminados em eventos e revistas acadêmicas, alimentando o ciclo de geração e construção de conhecimento científico.


Objetivos gerais

A disciplina tem como objetivos gerais:

  • Criar um ambiente seguro que nos permita compreender como cada pessoa aprende;

  • Apoiar cada pessoa participante a experimentar diferentes enfoques e competências de aprendizagem;

  • Incentivar cada pessoa participante a identificar e exercitar suas habilidades intelectuais de forma a aumentar sua curiosidade acadêmica;

  • Capacitar estudantes/aprendentes a realizar reflexões críticas acerca da produção científica na área de Ciências Contábeis.


Objetivos de aprendizagem:

Ao final deste curso você será capaz de:

  • Compreender as suas competências como aprendiz, desenvolvendo estratégias de aprendizagem autônomas;

  • Propor problemas de pesquisa em temáticas contábeis, elaborando questões de pesquisa que permitam investigação científica;

  • Levantar, compilar e descrever os estudos anteriores em temáticas específicas, identificando pontos concordantes, controversos e lacunas;

  • Distinguir entre abordagens diversas de pesquisa científica em contabilidade;

  • Definir e descrever de maneira apropriada o método de pesquisa que será utilizado para responder à questão proposta;

  • Elaborar um relatório escrito de um projeto de pesquisa, de acordo com regras formais e atendendo a critérios de qualidade e ética em pesquisa;

  • Apresentar de forma escrita e oral o seu projeto de pesquisa, descrevendo as principais etapas;

  • Desenvolver sua capacidade crítica para avaliar e oferecer sugestões de aperfeiçoamento em projetos de pesquisa elaborados e apresentados por pares.