Este é um componente curricular optativo com o objetivo de introduzir os/as estudantes na vida acadêmica e fornecer meios para que comecem a desenvolver pesquisa e extensão na graduação como, por exemplo, através da realizar iniciação científica, participar de laboratórios de pesquisa, participar de atividades de ensino e de cultura e extensão, entre outros temas importantes para a vida universitária. Assim, este curso foi planejado e desenhado para desenvolver a competência e confiança dos/as participantes como aprendizes autônomos/as no início de sua vida na universidade. 

O ingresso na universidade é uma das mais relevantes transições na vida de uma pessoa e representa um período de descobertas e inseguranças. Dessa forma, esse componente curricular pretende apresentar aspectos importantes da vida na universidade para ingressantes, de forma a tornar essa transição mais tranquila. Por fim, mas não menos importante, o componente curricular pretende introduzir para ingressantes as possibilidades do envolvimento com pesquisa, ensino e cultura e extensão desde o início da vida acadêmica, detalhando ações recursos disponíveis, com ênfase na iniciação científica, participação ativa em grupos e núcleos de pesquisa e extensão, participação em congressos e eventos científicos, entre outras atividades. Esses temas são centrais em uma universidade de pesquisa como a Universidade de São Paulo e têm o potencial de despertar vocações e consolidar o interesse por uma carreira acadêmica desde a graduação.