1. Confrontar a formação obtida nas disciplinas do núcleo básico com o perfil profissiográfico, no que se refere à formação de profissionais: a) generalistas, críticos, éticos, e cidadãos com espírito de solidariedade e b) comprometidos com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos legais; 2. Sistematizar os conceitos de ética, cidadania, solidariedade e sociedade, relacionando-os à sua atuação no âmbito pessoal e profissional (pesquisa e ensino); 3. Diferenciar os conceitos de ética e moral; 4. Discutir a conduta do professor em sala de aula como modelo para a formação de cidadãos; 5. Pesquisar conceitos da Biologia que sejam mais propícios para mostrar sua interrelação com a cidadania; 6. Analisar a ética na condução das pesquisas biológicas; 7. Analisar a ética nas relações interpessoais e com as demais espécies; 8. Analisar os conceitos de biodiversidade, preservação e conservação relacionando-os aos aspectos não específicos da área apresentados no perfil profissiográfico; 9. Aprimorar a utilização da língua portuguesa, tanto na comunicação escrita quanto na verbal.