OBJETIVO GERAL: estimular o aluno de Doutorado para o estudo com autonomia e para o desenvolvimento de pesquisas clínicas sobre Desordens Temporomandibulares (DTM) e Bruxismo na Infância, desde uma perspectiva interdisciplinar e integrativa. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Orientar e estimular ao aluno para que de forma autônoma construa seu próprio conhecimento a fim de: 1) Reconhecer o sistema estomatognático como um complexo anatomo-funcional; 2) Entender as relações existentes entre a atividade funcional e o processo de crescimento e desenvolvimento. 3) Identificar as mudanças no complexo da ATM e estruturas adjacentes durante o desenvolvimento das dentições. 4) Reconhecer os sinais e sintomas de DTM em crianças e adolescentes. 5) Identificar os fatores de risco e predisponentes de DTM na infância, sua relação com o contexto sóciofamiliar e a influência do ritmo biológico. 6) Identificar as formas de manifestação de Bruxismo. 7) Estabelecer o diagnóstico de Bruxismo em crianças e adolescentes. 8) Identificar os fatores de risco e predisponentes de Bruxismo na infância e a influência do ritmo biológico. 9) Conhecer os diversos protocolos de avaliação do paciente tanto para DTM, quanto para Bruxismo. 10) Conhecer as diversas modalidades terapêuticas para tratar os sinais e sintomas de DTM e de Bruxismo na população jovem. Oferecer condições para que o pós-graduando possa reconhecer os fatores associados a ambas condições, se familiarizar com os diversos protocolos de avaliação, estabelecer um diagnóstico correto, bem como determinar a necessidade de tratamento e a efetividade das terapêuticas a serem aplicadas.