Preparar o aluno para realizar e interpretar os resultados da avaliação pré-operatória de pacientes, diagnosticar, planejar, executar extração de dentes irrompidos e raízes, além de capacitá-lo para planejar e executar alguns procedimentos cirúrgicos de maior complexidade como frenectomias, cirurgia pré-protética, cistos maxilares, cirurgias do periápice, cirurgias do seio maxilar. Ao final do curso o aluno deve estar preparado para identificar, diagnosticar e encaminhar casos de fratura face, patologias da região Buco-Maxilo-Facial e de deformidades dento faciais.
- Docente: Adalberto Luiz Rosa
- Docente: Alexandre Elias Trivellato
- Docente: Samuel Porfirio Xavier
- Docente: Valdemar Mallet da Rocha Barros
- Docente: Maria da Conceicao Pereira Saraiva
- Docente: Adalberto Luiz Rosa
- Docente: Alexandre Elias Trivellato
- Docente: Cassio Edvard Sverzut
- Docente: Samuel Porfirio Xavier
- Docente: Valdemar Mallet da Rocha Barros
No contexto da Saúde humana, é essencial considerar o papel dos micro-organismos (MOs) a partir dos conhecimentos contemporâneos advindos do Projeto do Microbioma Humano. O conceito existente atualmente é de um ser holobionte, em que os MOs apresentam funções-chave na promoção/manutenção da saúde, como obtenção de nutrientes, síntese de vitaminas, supressão da aquisição/persistência/atividade de patógenos, além de atuarem no desenvolvimento/manutenção da função imunológica, gerando impactos em diferentes áreas, incluindo saúdes bucal e mental. Assim, entende-se que tem ocorrido uma mudança de paradigmas em Saúde, com maior ênfase na abordagem integrativa e personalizada do ser humano, incluindo diversas áreas do conhecimento cujos saberes se complementam. Portanto, é premente a necessidade de modernização das abordagens em Saúde no ensino de Graduação com vistas à formação de profissionais com competências interprofissionais colaborativas e maior compreensão sobre a integração de diferentes especialidades. Essa disciplina tem o objetivo de contribuir para a formação de profissionais da Saúde de diferentes áreas, capazes de atuarem visualizando o indivíduo na dimensão bio-psíquico-social e compreendendo a importância da transdisciplinaridade para o estabelecimento de ferramentas preventivas e terapêuticas. A disciplina será ofertada para os cursos da FORP, FOB, FMRP, FCFRP, EERP e EEFERP, além de contar com a participação de alunos especiais externos à USP. Espera-se avanço significativo no ensino de Graduação e transferência de conhecimentos científicos e tecnológicos para a sociedade, com mudanças de paradigmas em abordagens clínicas, influenciando também políticas públicas. Essa necessária transferência poderá, em longo prazo, incluir inovação, com o desenvolvimento de produtos e processos envolvendo diagnóstico microbiológico e modulação dos microbiomas como possíveis ferramentas preventivas e terapêuticas em Saúde.
Objetivo Geral: A partir de conhecimentos contemporâneos envolvendo o microbioma humano, contribuir para a formação de profissionais da Saúde de diferentes áreas, capazes de atuarem visualizando o indivíduo na dimensão bio-psíquico-social, e compreendendo a importância da transdisciplinaridade para o estabelecimento de ferramentas preventivas e terapêuticas, além de futuro desenvolvimento de processos/produtos destinados à Saúde humana, tendo como referência uma abordagem individualizada, humanizada e holística. Em suma, o objetivo será criar um meio inédito e inovador de integração de diferentes áreas da Saúde no processo de ensino-aprendizagem na USP, colocando a Instituição em uma posição de vanguarda na formação de profissionais com visão dos processos de saúde/doença que perpassam pelos mais recentes conceitos oriundos do Projeto do Microbioma Humano.Objetivos Específicos:
- Compreender a importância da transdisciplinaridade na abordagem prática do indivíduo, incluindo diagnóstico, estratégias preventivas e terapêuticas, estimulando o desenvolvimento de competências interprofissionais colaborativas (comunicação interprofissional, trabalho em equipe interdisciplinar);
- Assimilar os conceitos contemporâneos acerca da potencial influência da biogeografia (intestino, cavidade bucal, vias aéreas, etc) do microbioma nos processos de saúde/doença em todo o organismo, levando à compreensão do conceito de ensino e pesquisa translacionais;
- Fomentar iniciativas de desenvolvimento de tecnologia e inovação, com o objetivo de estimular a geração de um ecossistema de empreendedores que acreditam na inovação para transformar a Saúde;
- Formar uma rede de profissionais que constituirão um polo de referência de estudos e pesquisa em Saúde Humana Integrativa e Microbioma, contribuindo para a modernização do currículo de diferentes cursos de Graduação e criação de um espaço físico que contemple a possibilidade de uso de ferramentas de metodologias ativas de ensino com excelência.
- Docente: Ana Carolina Guidorizzi Zanetti
- Docente: Daniela Bazan Palioto Bulle
- Docente: Edwaldo Edner Joviliano
- Docente: Elaine Aparecida Del Bel Belluz Guimaraes
- Docente: Ellen Cristini de Freitas
- Docente: Flavia Aparecida Chaves Furlaneto Messora
- Docente: Guilherme Sgobbi Zagui
- Docente: Gustavo Pompermaier Garlet
- Docente: Karin Hermana Neppelenbroek
- Docente: Leonardo Rigoldi Bonjardim
- Docente: Maria Cristina Foss de Freitas
- Docente: Michel Reis Messora
- Docente: Paulo Nelson Filho
- Docente: Raquel Assed Bezerra Segato
- Docente: Sandra Yasuyo Fukada Alves
- Docente: Sergio Luiz de Souza Salvador
- Docente: Susana Segura Munoz
- Docente: Tauani Zampieri Fermino
- Docente: Vivian Marques Miguel Suen