Motivação do curso

Um dos principais desafios que os engenheiros devem ser capazes de superar será transformar uma boa ideia em um produto, um processo ou um serviço. O ciclo da inovação só se completa ao se chegar a um resultado que gere um diferencial competitivo no mercado. Tudo isso passa necessariamente por etapas de prototipação, de testes (muitos testes!!) antes de se transformar em algo comercializável.

O Laboratório didático de Circuitos Elétricos será o local onde vocês aprenderão os fundamentos de medição, de análise de componentes, de levantamento de comportamento de circuitos elétricos. Será a base para as próximas etapas mais específicas durante o curso de Engenharia Elétrica e de Computação, bem como ao longo da carreira profissional.

Buscamos ajudá-lo a entender a teoria quanto a enxergar como aplicar os novos conceitos aprendidos neste primeiro ano e meio na Poli. Nesse sentido, exploraremos os conceitos, não só no curso de Circuitos Elétricos, mas também a todos os outros cursos: Cálculo, Física, Álgebra Linear, Mecânica, etc. 

Queremos que mantenha a mente aberta e a curiosidade acesa - este é um curso de laboratório, portanto, experimente! Não se atenha apenas ao que é pedido ou perguntado nas apostilas, siga a sua curiosidade e teste o que acontece se...

Apenas, tome cuidado para não se ferir ou danificar os equipamentos! Quase todas as tensões e correntes que serão usadas no laboratório são pequenas o suficiente (abaixo de 35Vpp) para não apresentar riscos, mas a tensão da rede é perigosa e deve ser tratada com respeito. Não ligue pontas de prova ou cabos soltos diretamente a uma tomada. Quando em dúvida, sempre peça auxílio a um professor antes de energizar um circuito.

O curso de Laboratório de Circuitos Elétricos foi planejado para acompanhar de perto o curso de Circuitos Elétricos I. Algumas experiências foram pensadas para exemplificar conceitos em que os alunos têm mais dificuldade, mostrando como conceitos abstratos são usados em situações práticas. Em outros casos, a ênfase é mostrar os limites de validade da teoria - todo modelo teórico é uma aproximação, que vale apenas dentro de determinadas condições, e é importante o engenheiro saber quando os conceitos teóricos podem ou não ser usados. Finalmente, sempre que possível procura-se mostrar exemplos de aplicações do que está sendo aprendido.