Esta disciplina se propõe então desenvolver três objetivos básicos se pretendem então desenvolver: 1. 2. Mapear as pesquisas teóricas e empíricas que tem norteado os debates no campo da segurança internacional contemporânea. 3. Mostrar e discutir os principais processos e conceitos em curso no campo da segurança internacional 4. Discutir as clivagens apresentados por atores tradicionais e novos atores no campo da segurança internacional
A Economia Política Internacional é um campo de estudos interdisciplinar dentro das relações internacionais por definição. A disciplina se vale de contribuições teóricas da Ciência Política e da Economia para analisar fenômenos internacionais. Do ponto de vista metodológico a Economia Política Internacional abrange um amplo leque de possibilidades de análise. A disciplina tem como objetivo apresentar e estimular a reflexão sobre alguns dos principais temas internacionais por meio de uma abordagem que combina variáveis econômicas e políticas. Um objetivo adicional da disciplina é apresentar e discutir a metodologia aplicada nas áreas tratadas pela EPI através da leitura de artigos dedicados a estudos empíricos e desenvolvimentos teóricos. Cada aula será terá como foco um tópico específico. A dinâmica das aulas poderá variar, mas a proposta geral é que se tenha uma parte expositiva em que pontos básicos (ou esclarecimentos) do tema sejam tratados de forma a introduzir o tópico, trazer seu estado das artes, assim como os conceitos e teorias necessários para sua compreensão. Em um segundo momento, os estudantes apresentarão seminários a cada semana, durante os quais é esperada ampla e viva participação de todo o grupo.
Este curso introduz os alunos de graduação e pós-graduação aos métodos qualitativos de análise empírica em Relações Internacionais. O curso tem como objetivo prover os instrumentos metodológicos mais adequados às escolhas de pesquisa dos alunos. Primeiro, discute-se algumas noções básicas de epistemologia e ontologia em pesquisa científica. Segundo, busca-se cobrir os debates em questões centrais em metodologia qualitativa, tais como estudo de casos, seleção de casos, theory-building, theory-refinement, process-tracing, método comparado, qualitative comparative analysis, mecanismos causais, entrevistas, etnografia e análise de discurso.
O curso tem dois objetivos principais. Primeiro, consolidar os conhecimentos em métodos quantitativos previamente adquiridos, por meio da aplicação das ferramentas estatísticas e econométricas em discussões em Relações Internacionais. Segundo, expandir os conhecimentos por meio da apresentação de técnicas mais avançadas em métodos quantitativos. Espera-se que os alunos consigam desenvolver um artigo científico aplicando a metodologia estatística, a fim de consolidar as etapas metodológicas de uma pesquisa estatística: a coleta dos dados, a sua organização, o tratamento, a descrição, a aplicação das técnicas e, por fim, a análise dos resultados.
a) Propiciar aos alunos a aquisição de conhecimento acerca da metodologia da pesquisa jurídica e dos elementos básicos conformadores da ordem jurídica global, oferecendo aos que não têm formação jurídica o instrumental necessário à compreensão do componente jurídico das relações internacionais e, aos egressos dos cursos de graduação em Direito, a atualização e o aprofundamento da reflexão sobre a matéria. b) Suscitar e debater as grandes questões jurídicas das relações internacionais contemporâneas.
Explorar a história da América Latina durante a Guerra Fria, analisando os principais conflitos regionais ocorridos no período 1945-1989 sob uma perspectiva de história global.
1 - Contextualizar o conflito contemporâneo: Analisar a evolução dos conflitos, desde o pós-Segunda Guerra Mundial até os cenários atuais, explorando a transição de conflitos entre grandes potências para novas formas de guerra, incluindo conflitos híbridos e na zona cinzenta. 2 - Expandir o conceito de conflito: Incluir novos domínios emergentes, como a guerra cibernética, econômica e de influência, além de novas ameaças híbridas, que desafiam os paradigmas tradicionais de segurança. 3 - Compreensão profunda do ambiente global de ameaças emergentes: Equipar os alunos com um entendimento profundo do ambiente de ameaças globais, abordando diferentes visões sobre conflitos, como a jihad radical, a doutrina de Guerra Irrestrita da China e a Doutrina Gerasimov da Rússia. Esses objetivos garantem que os graduandos possam avaliar e abordar criticamente a natureza multifacetada dos conflitos modernos, fundamentando suas análises e soluções em uma compreensão profunda dos contextos históricos, dos domínios emergentes de conflito e das dinâmicas de segurança global.
1. Fornecer informações e práticas iniciais para a formação pessoal, didática e pedagógica dos futuros docentes. 2. Analisar os procedimentos e os recursos adequados à didática do ensino superior. 3. Propiciar uma visão crítica dos principais temas de metodologia do ensino superior. 4. Promover reflexões iniciais sobre os fundamentos da educação, psicologia da aprendizagem e questões contemporâneas da educação. 5. Sensibilizar o futuro docente para a importância das questões éticas relacionadas à prática docente.