Instituto de Estudos Brasileiros
O curso tem como objetivo pensar a poesia como forma literária próxima da música, e que com ela mantém relações em vários planos, partindo tanto de reflexões conceituais como da análise da dimensão musical de poemas e do estudo da dimensão poética de peças musicais. Grande atenção será dada a obras poéticas que buscaram, de diferentes formas, elaborar o aspecto musical, bem como às incursões que poetas brasileiros como Manuel Bandeira, Augusto de Campos e Alice Ruiz fizeram no campo da música. Procuraremos desenvolver instrumentos analíticos para avaliar as apropriações que diversas e diversos compositores e intérpretes fizeram de obras poéticas, mesmo que não tenham sido pensadas para a performance musical, a partir do começo do século XX. Visa-se, com isso, preparar as alunas e alunos para a apreciação crítica da dimensão poética de obras musicais de diferentes gêneros, em suas especificidades, investigando os motivos que levam ao sucesso ou ao fracasso da integração entre poesia e música. O curso prevê a possibilidade de realização de encontros experimentais de criação poética e musical por parte dos alunos e alunas, envolvendo a mobilização das discussões e conhecimentos trazidos e/ ou adquiridos, a depender do interesse da classe.
- Docente: Fernando Augusto Magalhaes Paixao
- Docente: Paulo Teixeira Iumatti
OBJETIVOS: A metrópole de São Paulo será interpretada como uma totalidade, mas a partir da ênfase na sua dimensão espacial e, dessa se desdobra uma construção complexa: a urbanidade. Para tal, investe-se numa abordagem internalista, na escala local (do urbano), em contraste com a dominante abordagem externa que pensa a cidade inscrita num espaço mais amplo (na escala regional). Pretende-se mostrar e refletir sobre a urbanidade da metrópole ao longo do século XX, dedicando especial atenção ao caráter construtivo das imagens da cidade produzidas por diversos atores sociais. Imagens que se expressam culturalmente e em diversas linguagens, por exemplo, a partir de uma iconografia/cartografia "antiurbanidade". Algo assim não pode ser feito sem que se abram as interpretações para um campo interdisciplinar. Por fim, a condição histórica e contemporânea da urbanidade da metrópole de São Paulo será objeto de reflexão segundo resultados práticos (sociais e políticos) na condição de vida dos seus habitantes, seguindo e definindo alguns parâmetros de segregação espacial (que é econômica, que é social). Também serão avaliados alguns parâmetros de coesão política da sociedade urbana e alguns aspectos das políticas de gestão urbana.
- Docente: Jaime Tadeu Oliva
Analisar e interpretar a produção brasileira de canções populares pesquisando as relações entre música, literatura oral, arte e sociedade no âmbito dos processos de globalização econômica e mundialização da cultura. Estudar a realização das obras quando inseridas no ritual religioso ou na festa popular de certa comunidade e quando transformadas em mercadoria. Investigar as mudanças do mercado fonográfico hegemônico no quadro das novas tecnologias de produção, difusão e consumo, bem como as alterações provocadas por este quadro na estética das obras. Pesquisar as produções comerciais com vigência à margem do mercado cultural hegemônico.
- Docente: Walter Garcia da Silveira Junior
Constitui objetivo desta disciplina analisar tópicos selecionados, elementos de nossa formação socioeconômica desde a colonização até o golpe de 1964. Neste semestre, daremos ênfase aos
períodos colonial e imperial, sem deixar, contudo, de tratar de temas relativos
à transição capitalista, a industrialização brasileira antes de 1930, além das
políticas de defesa do café na República Velha. As discussões encontram-se fundamentadas no
exame das obras clássicas da nossa historiografia econômica, incorporando,
sempre que possível, uma produção historiográfica mais recente. O programa está
dividido em temas, cada um dedicado ao estudo de assuntos selecionados conforme
seu grau de relevância para a consecução dos nossos objetivos. As aulas serão expositivas com a participação de discentes nas discussões. O material
bibliográfico será disponibilizado na plataforma Moodle, e para o adequado
acompanhamento das aulas e discussões, recomenda-se a leitura prévia da
bibliografia indicada.
- Docente: Luciana Suarez Galvao
Adotando como referências o estilo ensaístico do cânone bibliográfico dos chamados “intérpretes do Brasil” e uma problematização da arquitetura disciplinar convencional o objetivo central desse curso é trabalhar uma visão epistemológica de abordagem atualizada do Brasil como um objeto social único. E como desdobramento desse objetivo, experimentar algumas hipóteses de interpretação do Brasil contemporâneo. A visão epistemológica inclui as perspectivas da interdisciplinaridade como caminho para a sustentação inicial dos Estudos Brasileiros como área do saber apropriada para se pensar o Brasil como totalidade social. As hipóteses interpretativas se organizam em torno de um eventual “drama hamletiano” que percorre o Brasil entre o ser ou não ser uma sociedade plena e democrática. Essa situação muito tematizada a partir de abordagens teóricas distintas, terá no curso uma avaliação que considera um conjunto de forças compreendidas como antissociais, que estão presentes de forma intensa no Brasil contemporâneo, tais como a proeminência do “libertarianismo” e do avanço dos comunitarismos.
Sem dúvida será preciso trabalhar de forma apurada o contexto social, uma ordem de significação, para avaliar as formas antissociais que entendemos prosperar em nossa realidade e nesse se enquadra a questão do espaço público de discussão corrompido por um espaço comunicativo (cuja forma mais importante são as redes sociais digitais) propenso à fratura social.
- Docente: Jaime Tadeu Oliva
Investir numa abordagem teórica da cidade e da estruturação do mundo urbano que tem como pressuposto que o espaço é uma das dimensões pertinentes do social.
Trabalhar o conceito de urbanidade como critério e forma de explicitar (\"medir\") as cidades e o urbano, entendendo que a urbanidade é a encarnação daquilo que alguns autores chamam de "direito à cidade". Aplicar o conceito de urbanidade para a análise e interpretação do mundo urbano no Brasil, visando identificar e tipificar a cultura e a condição urbana das cidades brasileiras.
- Docente: Jaime Tadeu Oliva